segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Laura Dantas cria melodias para letras inéditas de Noel Rosa

A passagem ao domínio público de parte da obra de Noel Rosa - a criada unicamente por ele, ou junto com parceiros que faleceram antes dele -, em janeiro de 2008, abriu uma série de possibilidades para a difusão de sua obra e até de criação de novas obras, a partir das originais. Posso dizer que atuei nessas duas frentes: primeiramente, em março de 2008, coloquei no ar um hotsite dentro do site Brasileirinho. No campo da criação, sugeri à cantora e compositora baiana Laura Dantas, em maio de 2009, musicar letras inéditas de Noel, cujas melodias são consideradas perdidas ou inexistentes. Ela abraçou o projeto, que denominamos Noel Inédito, e apresentou publicamente a primeira amostra deste trabalho quatro dias antes do Centenário: em 7 de dezembro de 2010, no show Mil Tons no Teatro do Irdeb (Salvador).




A TVE da Bahia gravou o espetáculo, exibido em 31 de julho de 2011, às 19h, o que motivou a publicação desta nota:


Correio da Bahia - Coluna Vip - Telma Alvarenga - 29.07.11

Relíquias de Noel
Dez letras inéditas de Noel Rosa, com melodias dadas como perdidas ou inexistentes, serão gravadas pela baiana Laura Dantas. A cantora já musicou a maior parte e pretende reunir as canções em um CD, no ano que vem. “Não tento imaginar o que Noel faria com as letras. Estou imprimindo a minha personalidade como compositora nessas músicas”, diz Laura. Três delas podem ser conferidas em um especial que a cantora gravou para a TVE, que vai ao ar domingo, às 19h. Antes do álbum Noel Inédito, ela lança, ainda este ano, seu primeiro disco, Mil Tons.



Laura Dantas: CD com letras inéditas de Noel Rosa

***


Participei do programa através de um depoimento contando sobre o convite a Laura. Minha participação foi gravada aqui em Belém, perto do Pier das Onze Janelas, pela equipe da TV Cultura do Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário