quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prêmio Tocantins: Apoio à Preservação das Tradições Indígenas


Para homenagear e fortalecer a cultura indígena no Tocantins, o governo do Estado lançou o Prêmio Indjarruri Karajá 2011 de Apoio à Preservação das Tradições Indígenas, que contempla as manifestações de culturas populares do Tocantins, em conformidade com o Plano de Trabalho Anual do Fundo Estadual de Cultura, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura do Tocantins e dará R$ 200 mil em premiação.

- É uma homenagem ao nosso grande líder Indjarruri, por todo o seu trabalho tanto no Tocantins, como em nível nacional, no movimento nacional e estudantil indígena, pois ele foi o primeiro líder. Para as comunidades indígenas é a grande oportunidade de mostrar seus projetos, porque quem sabe de suas necessidades e demandas são os próprios indígenas - informou Joana Munduruku, coordenadora Indígena da Secretaria Estadual da Cultura.

Podem ser inscritos projetos sobre gravação de CD e DVD, literatura indígena e festas tradicionais. Acesse o edital no site da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins



  • Idjarruri Karajá - O prêmio leva seu nome, numa homenagem póstuma. Idjarruri (foto ao lado) abandonou ainda criança a aldeia, na Ilha do Bananal, para concluir o primeiro grau. Nos anos 70 uniu-se a outros estudantes em Brasília para formar a União Nacional Indigenista (Unind). Sofreu represálias e viu companheiros serem mortos. Idjarruri representou o Brasil como um dos três delegados no encontro para discutir o desenvolvimento institucional indígena, no México. Foi representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário