sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Workshop Jornalismo Cultural 2.0

O jornalista Fabio Gomes (ver currículo) coloca seu Workshop Jornalismo Cultural 2.0 à disposição de pessoas jurídicas (festivais, universidades, instituições culturais, empresas e associações), que podem utilizar o formulário abaixo para solicitar orçamento.

WORKSHOP JORNALISMO CULTURAL 2.0 - Blog Som do Norte

  • Justificativa - A sociedade passa por mudanças cada vez mais aceleradas, o que se reflete no modo como as atividades artísticas e culturais são criadas e fruídas - ou produzidas e consumidas. A antiga separação entre artista, jornalista cultural e público é cada vez menos visível, já que hoje tanto artista quanto úblico tem uma grande facilidade de criar canais (principalmente na internet) para veicular notícias e opiniões, complementando ou contrapondo o que é gerado pelos jornalistas. Outra tendência atual é a associação de artistas, produtores e jornalistas em coletivos culturais. O público jovem de hoje não reproduz as antigas posições passivas de apenas receber a informação pronta da imprensa e de ter o artista como um ser distante, antes busca interagir com ambos. Os veículos da imprensa tradicional que relutem em enxergar as mudanças ocorridas no fazer e consumir cultural correm o risco de acabar falando para nichos, e não mais para as massas.
  • Proposta - Dividir com os participantes a experiência de fazer, a princípio em Porto Alegre e atualmente em Belém, um blog voltado à veiculação da movimentação musical dos sete Estados do Norte. Uma avaliação do papel da internet - por um lado ajuda de fato a encurtar virtualmente as distâncias, porém por outro reforça limitações já existentes em outros canais de comunicação. A ideia é fazer com que, a partir dos relatos sobre minha atuação no blog Som do Norte, levar cada participante do workshop a pensar como podem ser aplicados em seu trabalho os princípios do Jornalismo Cultural 2.0. O espaço estará constantemente aberto para o diálogo e a troca de experiências entre os participantes.
  • Período - 1 turno (1 tarde ou 1 noite ou 1 manhã)
  • Equipamento necessário - microfone, computador com acesso à internet
  • Público-alvo - jornalistas que atuem na imprensa, na área cultural; profissionais em geral, formados em Jornalismo ou não, que mantenham sites ou blogs direcionados à aacute;rea cultural; produtores culturais; artistas (das áreas de música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas etc.) A atividade é direcionada para aqueles cujo trabalho se relacione, de algum modo, com o jornalismo cultural, e busca elementos para qualificar ou mesmo repensar o que faz.


1 - Nome:

2 - E-mail:

3 - Instituição:

4 - Cargo que você ocupa na Instituição:
(Obs: indique se você é diretor ou coordenador da instituição)

5 - Telefone para contato:

6 - Cidade:

7 - Estado:

8 - Data pretendida para realização do workshop (dia e mês):

9 - Se você pretende programar nosso curso dentro de um evento
(ex: Festival, Congresso, Semana Acadêmica), identifique-o aqui.


10 - Mensagem:


Confirmo interesse no Workshop Jornalismo Cultural 2.0
e no recebimento de informações e orçamento visando sua realização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário