domingo, 11 de setembro de 2011

27º Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Cultura acontece no Amapá


Mais de 19 secretários já confirmaram presença. Na pauta de discussão: revisão da Lei Rouanet e Projeto de Cooperação entre os estados

Amapá está no centro das atenções de discussão de políticas públicas culturais. O Estado é o primeiro da região Norte a sediar o Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Cultura, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Monumento Marco Zero do Equador, na capital, Macapá.

Dezenove secretários já confirmaram presença; a Ministra da Cultura, Ana de Holanda, será representada pelo Secretário de Articulação Institucional, Roberto Peixe, que assinará, junto com o governador Camilo Capiberibe, o Termo de Adesão ao Pacto Federativo, incluindo o Amapá no Sistema Nacional de Cultura.

Isto significa que a partir da adesão o Amapá terá a garantia de acesso facilitado a recursos federais, como os disponibilizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Passa também a ter poder de barganha para se inserir ativamente nas realizações culturais de âmbito nacional ou entre estados, como o Projeto Virada Cultural, realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles. Pode acionar cursos importantes na área de capacitação e graduação voltados a representantes da cadeia produtiva, gestores e dirigentes.

Em sua 27ª edição, o Fórum deixa o eixo Sul-Sudeste-Centro Oeste, rumo à Região Amazônica, no meio do mundo, onde passa a Linha do Equador. Aqui será discutida e elaborada proposta com as defesas mais importantes da revisão da Lei Rouanet, como a que trata do fortalecimento do Fundo e maior orçamento para a área da cultura; vai ser elaborado o plano de trabalho para apresentar ao MinC sobre Projeto de Cooperação entre os estados; bem como a elaboração do Termo de Cooperação com o MinC: circulação de projetos de agentes e bens culturais nos estados, entre outros temas.

A importância de um evento como esse acontecer no Amapá é que o Secretário de Estado da Cultura terá tempo especial para explanar sobre as ações desenvolvidas, as em via de prática, as angústias e dificuldades e o que o Estado espera da relação com o MINC, compreendendo as especificidades da Amazônia. Além disso, é o momento para provocar a realização de um Fórum de Cultura dos estados nortistas.

Escolha do Amapá - O Estado do Amapá foi escolhido como destino do 27º Fórum no último encontro ocorrido em Porto Alegre, em junho deste ano. Mais quatro candidatos pleiteavam sediar o evento: Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins e Brasília.

A articulação foi do Secretário José Miguel, que junto com o técnico da Secult, Raimundo Borges, conquistou a atenção da delegação de secretários presentes no evento. “Colocamos nossas intenções, nossas dificuldades, da importância de um estado da Amazônia receber o evento, mas eles ficaram encantados também em conhecer o nosso marabaixo e batuque, em conhecer as nossas raízes negras”, conta Borges, gerente de captação de recursos da Secretaria do Amapá.

Para o Secretário José Miguel, o Fórum marcará a passagem definitiva do Amapá para o centro de discussões importantes das políticas culturais. “Somos o pioneiro no Norte a sediar um evento que terá a participação de todos os secretários do Brasil. Já conseguimos muitas coisas, como trazer o Secretário Henilton Parente ao Estado, o Curso de Gestão Cultural que começa na segunda, 29, e o Fórum. Posso dizer que em pouco tempo conquistamos bons resultados”, afirma.

O corpo dirigente do Fórum é formado por um presidente, atualmente a Secretária de Sergipe, Eloisa Galdino, e cinco vices (um de cada região do país), com mandato de dois anos. O vice-presidente da região Norte é o Secretário de Cultura José Miguel, eleito em Belo Horizonte em março de 2011. A ele cabe agregar e discutir todas as ações pertinentes a política cultural da Região Norte, bem como estreitar o relacionamento desses com o MINC.

SERVIÇO:

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro.
Local: Monumento Marco Zero do Equador
Horário: manhã e tarde

Momento cultural:

Dia 15, no Teatro das Bacabeiras – apresentações de diferentes manifestações culturais, com participação especial do Coral do Tribunal de Justiça, a Orquestra Meninos do IMMES, Companhia Graham CIA de Dança, cantor Zé Miguel* e grupo de Marabaixo, culminando com o concerto “Um Piano pela Estrada”, de Arthur Moreira Lima.

* NR: o artista é o Secretário José Miguel, citado no texto.

Publicado originalmente no site da
- 26.8.11

Um comentário:

  1. DE: GRAÇA MARIA DIAS BRITO
    E-MAIL: gau.brito@hotmail.com
    FONE: (71) 96045765

    GOSTARIA DE RECEBER NOTÍCIAS DE DIVULGAÇÕES A RESPEITO DESTES EVENTOS CULTURAIS, SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA.

    ResponderExcluir