terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aracy canta Noel em Aracy De Almeida - Ao Vivo E A Vontade


Há algumas semanas, fui surpreendido com a publicação deste LP no (extinto) blog Toques Musicais, do mineiro Augusto TM. A surpresa é porque se trata de um disco de Aracy de Almeida integralmente dedicado a Noel Rosa e que não é citado no livro Noel Rosa - Uma Biografia, de João Máximo e Carlos Didier.



O disco foi gravado ao vivo na Lira Paulistana (São Paulo), em 30 de agosto de 1980, em show produzido pelos roqueiros Teco Terpins (do grupo Joelho de Porco) e Zé Rodrix, que para acompanhar a cantora (então praticamente aposentada dos palcos) chamaram um regional familiarizado com seu repertório. Não houve ensaio. E - o mais curioso e talvez lindo de tudo - em nenhum momento foi pedido pelos produtores ou há algum comentário no texto de Rodrix (reproduzido abaixo - clique para ampliar) de que só se devesse cantar Noel. Aracy podia cantar o que quisesse - chegou a brincar no começo do show dizendo que não tinha tempo de aprender músicas novas - e tudo o que ela quis cantar neste dia foi Noel!



O LP só foi lançado em 1988, ano da morte de Aracy, e nunca saiu em CD. Sua voz já não era a mesma do auge da carreira, evidentemente (a respiração está visivelmente comprometida), mas com certeza ganhamos muito em emoção. Aqui e ali, os habituais deslizes da cantora em relação às letras não chegam a incomodar, mas há um reparo importantíssimo a fazer sobre a entrevista que ocupa a faixa 5 - Aracy afirma que Wilson Batista teria composto "Lenço no Pescoço" para provocar Noel - o que jamais foi mencionado em qualquer biografia dos dois que conheço e, honestamente, eu não acredito que isto corresponda à verdade.

Uma observação: inicialmente, a versão do LP disponilbilizada aqui continha a faixa "Último Desejo" duplicada, como pois era assim que estava no Toque Musical. Alertados pelo nosso leitor Sidnei, obtivemos outra versão, em que o LP estava correto, efetuando a substituição aqui em 29.7.12, 

O livro de Máximo & Didier não menciona outras versões ao vivo de Aracy para nenhuma das músicas incluídas no disco. Neste ponto, o destaque total fica para "As Pastorinhas", que a artista nunca gravou em estúdio.

AO VIVO E À VONTADE
Aracy de Almeida - 1980/1988 - Continental

1 - Feitio de Oração (Vadico - Noel Rosa)
2 - Três Apitos (Noel Rosa) obs: no começo da faixa há citação de Palpite Infeliz
3 - Com que Roupa (Noel Rosa)
4 - O Orvalho Vem Caindo (Noel Rosa - Kid Pepe)
5 - Entrevista
6 - As Pastorinhas (Noel Rosa - João de Barro)
7 - Último Desejo (Noel Rosa)
8 - Palpite Infeliz (Noel Rosa)
9 - Pela Décima Vez (Noel Rosa)
10 - Não Tem Tradução (Noel Rosa)
11 - Conversa de Botequim (Noel Rosa - Vadico)
12 - Até Amanhã (Noel Rosa)

Formato: MP3 - 128 kbps - 44 kHz
Duração - 34:23

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário