sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Arte Belo Horizonte: O Futuro do Passado


O evento é um passeio pela memória das décadas de 1950 a 1990, e uma comparação com a época atual, em que o acontecido hoje já é considerado velho amanhã. Segundo o curador da Casa Una, Guaracy Araújo, o tema do mês de setembro foi escolhido tento em vista que “a memória das décadas de cinqüenta a noventa constitui uma espécie de passado que não passa. Seja porque o passado é mais reciclado do que qualquer material: na moda, nos comportamentos, nas artes, na cultura, por toda parte. Seja porque a velocidade cada vez maior da vida no mundo contemporâneo torna as décadas passadas tão próximas, mas ao mesmo tempo, tão distantes.”

Dia 8/9

Show Todos os Caetanos do Mundo

Público: Público em geral

Horário: 20h30

Descrição: É um projeto realizado por Julia Branco (voz), Luiz Rocha (guitarras e violões), Pedro de Fillipis (bateria) e Alexandre de Sena (intervenções sonoras), que tem como objetivo mostra a obra de Caetano Veloso. Os artistas relêem seus maiores sucessos, além de interpretarem músicas de compositores que influenciaram ou são influenciados por Caetano.

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Vagas: sessenta


Dia 10/09 a 7/10

Exposição: “Destino é o passado – O passado presente em objetos das décadas de 50 a 90”

Curadoria: Antônio Carlos Figueiredo

Acervo: Matiz Arte-Objeto (Futuro Museu do Cotidiano)

Descrição: A exposição é composta por objetos originais, adquiridos durante anos por Antônio Carlos Figueiredo, que se considera um objeteiro. Antônio pretende que no futuro o seu acervo de mais de 5000 mil objetos, sejam todos reunidos em um Museu do Cotidiano. Público: Público em geral.

Horário: segunda a sexta, das 14h às 22h e sábados, das 10h às 13h.

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Lançamento: Dia 10/09 às 11h.

Vagas: oitenta


Dia 23/09

Show com Imitáveis

Público: Público em geral

Horário: 21h

Descrição: A banda foi criada em Cuiabá-MT e começou fazendo releituras das músicas da Jovem Guarda. Com apenas três anos de existência a banda já realizou mais de 270 shows em 10 estados brasileiros.

Local: Casa Una

Valor: Entrada Franca

Vagas: setenta

Dia 28/9

Bate-papo com a atriz, intérprete musical, apresentadora e modelo Elke Maravilha. Precursora de um estilo inovador e ousado que abre as possibilidades de um caminho estético e comportamental por onde passa e aparece. Elke é uma personalidade artística cujo carisma provoca forte impacto e já faz parte do imaginário popular brasileiro e pode perfilar com mitos contemporâneos como Carmem Miranda e Artur Bispo do Rosário.

Público: Público em geral.

Horário: 20h

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Vagas: cinqüenta


Programação Paralela


Dia 13/9

Palestra: “Memória e Arte Digital” com Carlos Henrique Falci

Público: Público em geral.

Horário: 19h

Descrição: O propósito da conversa é discutir como a criação de memórias coletivas, em ambientes programáveis e com uso de metadados, provoca o intercruzamento das memórias comunicativas com as memórias culturais, e permite o surgimento de novas arquiteturas de memória, aqui denominadas memórias culturais em permanente estado de construção.

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Vagas: cinquenta


Dia 22/9

Palestra: Valorização do músico Instrumentista (Aqui Ó Jazz)

Público: Público em geral.

Horário: 20h

Descrição: Será discutido o papel da ordem dos músicos, sindicatos e entidades musicais com representantes das instituições. A palestra será ministrada por Toninho Horta e contará com convidados do músico.

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Vagas: cinquenta


Dia 24/9

Luz, Câmera e História – “O Show de Truman”

Público: Público em geral.

Horário: 10h

Descrição: O evento faz parte de um projeto de pesquisa e extensão do Centro Universitário Una. Após a exibição do filme haverá uma conversa com o professor Rodrigo Almeida.

Local: Casa Una de Cultura

Valor: Entrada Franca

Vagas: cinquenta

  • A Casa Una de Cultura fica num imóvel tombado pelo patrimônio histórico, na Rua Aimorés, 1451, 2º andar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário