sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cinema Fortaleza: A Filosofia no Cinema


O Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza dá início às atividades do seu Cine Clube, criado com o intuito de estimular o debate em torno do audiovisual. Para o ciclo inaugural, escolheram-se filmes ligados a temas filosóficos. A entrada em todas as sessões, sempre seguidas de debate, é franca.

"A Criação"  Dia 8, quinta-feira, 17h  O drama do naturalista Charles Darwin à época em que escrevia "A origem das espécies" e os extremos conflitos pessoais que surgem de suas reflexões e conclusões. Direção: Jon Amiel. Cor. Drama. 10 anos. 108 min. Após a exibição, haverá debate.  Debatedor: Emiliano Aquino, professor-doutor em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).


A guerra do fogo"
Dia 14, quarta-feira, 17h Representação profunda e delicada sobre a descoberta do fogo na pré-história, através da saga de uma tribo e seu líder, que tenta recuperar o fogo recém-descoberto e já roubado. Três outras tribos, cada uma num estágio diferente de evolução, surgem em seu caminho. Direção: Jean-Jacques Nanaud. Colorido. Aventura. 14 anos. 100 min. Após a exibição, haverá debate. Debatedor: Emanuel Rocha Fragoso, professor-doutor em Filosofia na UECE.


"2001: uma odisseia no espaço"
Dia 24, sábado, 14h Desde a pré-história, um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito. Direção Stanley Kubrick. Cor. Ficção científica. 14 anos. 141 min. Após a exibição, haverá debate. Debatedor: Emanuel Rocha Fragoso, professor-doutor em Filosofia na UECE.


"Wall-E"
Dia 29, quinta-feira, 17h Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs. Direção: Andrew Staton. Livre. 98 min. Após a exibição, haverá debate. Debatedor: Pedro Martins Freire (jornalista de cinema do Diário do Nordeste e licenciado em Filosofia pela UECE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário