terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curso à distância de Jornalismo Cultural: as inscrições para a turma de outubro encerram no dia 8


No dia 6 de outubro de 2005, entrou no ar o site Jornalismo Cultural, que desde agosto passou a ser editado como blog. O conteúdo antigo será migrado aos poucos para cá (enquanto isso, segue acessível através deste link). E, em 2006, foi também em outubro que teve início o Curso à distância de Jornalismo Cultural. Para marcar esta dupla comemoração, decidimos antecipar a abertura das inscrições para a turma do próximo mês, oferecendo algumas vantagens para quem se inscrever desde já - até porque, diferentemente do que aconteceu agora em setembro, em outubro o Curso terá apenas uma turma. Veja a seguir como participar e aproveite!

O Curso de Jornalismo Cultural foi criado em 2005 pelo editor deste blog, o jornalista cultural Fabio Gomes, por solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Antes, porém, de ser ministrado em São Paulo, ele constituiu um módulo do MBA em Gerência de Jornalismo do programa FGV Management, no Colégio Ideal, de Belém (PA), também em 2005. Posteriormente, o curso foi realizado em Porto Alegre (RS), na Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul, em 2005 e 2006, e no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, em 2009; em Santa Catarina, no SESC Jaraguá do Sul em 2006 e no SESC Blumenau em 2007; e em Rio Branco (AC), dentro da programação do Festival Varadouro, em 2008. No ano passado, o curso deu origem ao Workshop Jornalismo Cultural 2.0, que já foi promovido sete vezes entre junho de 2010 e abril de 2011 nos estados do Pará, Amapá e Roraima.
Desde 2006, o Curso é oferecido também na versão à distância, permitindo o acesso ao conteúdo a interessados de qualquer ponto do Brasil, que assim podem aprimorar seus conhecimentos nos horários e locais de sua conveniência. Pelo fato do curso ser realizado integralmente por e-mail, não se exige a instalação de nenhum equipamento ou programa adicional. Neste cinco anos, o Curso já atendeu dezenas de alunos do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Programa

- Cultura e Sociedade - Visão antropológica, Visão semiótica
- Eras Culturais
- Jornalismo Cultural - conceito
- Gêneros do Jornalismo Cultural - Gêneros informativos, Gêneros opinativos
- Jornalismo Cultural no Mundo - Evolução e Panorama atual
- História do Jornalismo Cultural no Brasil: Folhetim (1808 -1899), Suplemento (1900-1950), Caderno (1951-2000)
- Construção do Texto Jornalístico-Cultural: Apuração, Checagem, Redação, Entrevista
- Formação em Jornalismo Cultural
- Mercado Profissional para o Jornalista Cultural

Como cursar

1 - O Curso à distância de Jornalismo Cultural se destina a jornalistas formados e estudantes de Jornalismo, bem como a pessoas que escrevam sobre temas culturais na imprensa e/ou na internet.

2 - O curso é ministrado via internet (por e-mail) com duração aproximada de um mês. Quem se inscrever até o dia 8 de outubro, receberá as aulas por e-mail nos dias 10, 17, 24 e 31/10. Junto com a primeira aula, seguirá a apostila do curso.

3 - O valor de inscrição é de R$ 100,00. O pagamento deste valor quita o curso.

4 - Ao final, o aluno deverá produzir um texto para avaliação, a fim de fazer jus ao certificado, que será enviado pelo Correio nos primeiros dias de outubro aos que obtiverem avaliação "ótima" ou "boa". Não serão solicitados outros trabalhos antes do texto final.

5 - O Curso à distância de Jornalismo Cultural é um curso livre; seu certificado não enseja a eliminação de créditos em cursos de graduação.

6 - Para se inscrever, preencha e envie o formulário abaixo. Quando você clicar em "Enviar", será redirecionado para uma página com os dados bancários para o depósito.

1 - Nome:

2 - E-mail:

3 - Endereço para envio do certificado

(rua, nº, bairro, CEP):

4 - Cidade:

5 - Estado:

6 - Comentário:


Confirmo interesse no Curso à distância de Jornalismo Cultural
e aguardo as informações referentes ao depósito para inscrição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário