quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Poesia Bahia: Conheça a história do Caruru dos Sete Poetas


Inspirado na tradição de origem afro-barroca, do Caruru dos Sete Meninos, o Caruru dos Sete Poetas - Recital com Gostinho de Dendê nasceu em 2004, com o objetivo de promover o diálogo e a interação entre a literatura e a tradição cultural e religiosa baiana.

A 1ª edição aconteceu em Salvador, no Restaurante Zanzibar, no dia 25 de setembro de 2004 e teve entre os sete os poetas convidados Cleberton Santos, Eliseu Moreira Paranaguá, Fabrícia Miranda, João de Moraes Filho, José Inácio Vieira de Melo, Miguel Carneiro e Vanessa Buffone. O evento contou também com a performance de dança e poesia de Carol Diniz e com a encenação da atriz e poeta Inaê Sodré.

Em 2005, o evento migra para a cidade de Cachoeira e lá se estabelece como festa anual. A 2ª edição é marcada pela dança de malabares com o grupo Balaclava que encantou a noite junto com o som afro-barroco do grupo musical Gêge-Nagô, na Casa da Cultura, dia 25 de setembro. Dessa vez, os sete poetas da noite foram Carine Araújo, Cleberton Santos, Fabrícia Miranda, João de Moraes Filho, José Inácio Vieira de Melo, Rony Bonn e Vanessa Buffone.

Em 2006 foi a vez da voz feminina e dos sons dos tambores abrirem o evento com o grupo Importuno Poético de Jocélia Fonseca e Lutigardi Oliveira, no Ponto de Cultura Terreiro Cultural, dia 23 de setembro. Dentre os sete poetas e cordelistas estavam Adriano Eysen, Douglas de Almeida, Edmar Vieira, Gildemar Sena, Jotacê Freitas, Puluca Pires e Wesley Barbosa. A noite foi encerrada com a música do grupo Zacatimuana.

A 4ª edição, em 22 de setembro de 2007, aconteceu na Igreja do Rosário dos Pretos e contou com a presença dos poetas Edson Conceição (Besouro Poeta), José Carlos Limeira, Fausto Joaquim, Landê Onawale, Lita Passos, Nuno Gonçalves e Rita Santana. A programação contou ainda com o recital dos 7 palhaços (para o público infantil) e a participação do grupo de dança Xirê Mirim do Rosarinho e sua performance de dança dos Orixás. Na ocasião aconteceu a primeira publicação do evento em um poemário dos sete poetas envolvidos.

Homenageando o poeta negro Solano Trindade no ano de seu centenário, em 2008, o Caruru dos Sete Poetas comemorou sua 5ª edição no dia 27 de setembro, novamente na Igreja do Rosário dos Pretos. Com o tema “Tem gente com fome”, poema de autoria do homenageado, o evento se iniciou com a dramaticidade do grupo A Confraria dos Tios, que interpretou os poemas do poeta na noite. Dentre os sete poetas estavam Carlos Emílio, Ele Semog, Herculano Neto, Jayme Figura, Jocélia Fonseca, Jurandir Rita e Raimundo Cerqueira. Além disso, a performance do palhaço Zé da Mala com os Clownssicos Poéticos e a apresentação musical do Bando de Madeira e Corda divertiram e emocionaram o público. No dia seguinte, foi dada continuidade à programação com o recital infantil do grupo Isto e Aquilo no Pouso da Palavra e o cortejo poético no Rio Paraguaçu rumo à Pedra da Baleia.

Em 2009, a 6ª edição aconteceu no dia 26 de setembro, no Largo d’Ajuda em Cachoeira e contou com a participação dos poetas e cordelistas Antônio Carlos Barreto, Crispim Quirino, Juraci Tavares, Nelson Santana, Sérgio Bahialista, Urânia Rodrigues Munzanzu e Vânia Melo. Dessa vez, com o patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o evento contou com a performance cênico-poética do CRIA Poesia e o musical afro-barroco de Gêge Nagô.

Em 2010 foi a vez de Orlando Pinho (Cachoeira), Edney Santana (Santo Amaro), Andersen Figueiredo (Cachoeira), Zahia (Senhor do Bonfim), Índia Sônia (Cachoeira), Puluca Pires (Ipirá) e Tiago Gato Preto (Salvador). A abertura ocorreu sob a performance de Poli Costa com malabarismos de fogo e encerrou com a música-poesia de Elder Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário