sábado, 1 de outubro de 2011

Baixe grátis o CD virtual Noel Rosa Compositor - Vol. 1

Lançamos oficialmente hoje o CD virtual Noel Rosa Compositor - Vol. 1, reunindo as 13 gravações originais mais antigas de músicas de Noel Rosa que já estão em domínio público. É o único volume da série que traz parcerias, pois contém canções que Noel escreveu com parceiros que faleceram antes dele - Canuto, co-autor de "Esquecer e Perdoar", e Henrique Brito, que fez a melodia de "Meu Sofrer". Além deste, iremos lançar mais dois CDs com músicas de Noel na voz de outros cantores, além de mais um com ele próprio interpretando suas músicas.

A seleção abrange o período 1930-1932 e documenta a passagem de Noel de um autor cujos intérpretes eram principalmente seus parceiros do Bando de Tangarás, para a de um compositor requisitado pelos principais cartazes da música brasileira. Integra o CD, inclusive, o samba que melhor representa esta passagem - "É Preciso Discutir", que Noel, com agudo senso de marketing, escreveu especialmente para ser gravado pela dupla Francisco Alves e Mário Reis.

Este material encontra-se em domínio público, podendo portanto ser livremente distribuído, de acordo com a Lei do Direito Autoral em vigor no país. Você poderá baixá-lo aqui gratuitamente. Como retribuição, pedimos apenas uma mensagem em uma de suas redes sociais (Twitter, Facebook ou Orkut), através do sistema PagSocial. Assim você nos ajuda a divulgar o blog e o lançamento, para que mais gente conheça nossas iniciativas em prol da memória de Noel Rosa.

O pacote de download inclui a charge de autoria do próprio Noel que ilustra este post, a ficha técnica das gravações e um texto inédito meu, comentando o repertório selecionado.

CD Noel Rosa Compositor - Vol. 1

13 faixas

Meu Sofrer - Gastão Formenti
Eu Vou pra Vila - Almirante com Bando de Tangarás
Dona Aracy - Almirante com Bando de Tangarás
Por Esta Vez Passa - I. G. Loyola
Agora - Lucilla
Esquecer e Perdoar - Canuto
Pesado Treze - Paulo Netto de Freitas
É Preciso Discutir - Francisco Alves e Mário Reis
Não me Deixam Comer - Pinto Filho
Não Brinca, Não - Almirante com Bando de Tangarás
Nuvem que Passou - Francisco Alves
Mulato Bamba - Mário Reis
Mentir - Mário Reis

Formato - MP3 128 Kbps, 44 KHz

Duração - 34:38

Clique aqui para baixar


***


Leia trecho do meu texto inédito que acompanha o CD:

"Considero importante a difusão desta parcela da obra de Noel Rosa, afinal foram os 113 fonogramas lançados de 1928 até 1937 de que Noel Rosa era autor, sozinho ou com parceiros, que o consagraram como um compositor excepcional ainda em vida, um reconhecimento que sabemos ser raro. De toda sua obra póstuma, apenas “Três Apitos”, lançado por Aracy de Almeida em 1951, tornou-se um clássico da música brasileira."




Nenhum comentário:

Postar um comentário