sábado, 3 de dezembro de 2011

Música Belém: Festival Internacional BNDES de Piano


O pianista carioca Fabio Martino realiza concerto ao lado da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da Escola de Música da UFPA no Theatro da Paz, em Belém, no dia 4 de dezembro, domingo, a partir das 20h, com entrada franca. O concerto faz parte da programação do 38º Encontro de Artes de Belém (Enarte) e integra a programação do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, evento que marca o lançamento da terceira edição do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, a maior competição brasileira no gênero. O Festival terá ao todo 12 concertos que ocorrem entre 27 de novembro e 12 de dezembro de 2011, sendo sete no Rio de Janeiro (incluindo abertura e encerramento, com a presença de Nelson Freire), mais etapas em Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus. Todos os pianistas participantes do Festival são vencedores dos maiores concursos internacionais de piano. O programa em Belém prevê a execução do "Concerto nº 5 (Imperador)", de Ludwig van Beethoven, ao lado da estreia de "Suíte Amazônica", do paraense Adelbert Carneiro, sob regência de Phillippe Forget, além do "Réquiem, Op. 48", de Gabriel Fauré, pelo Madrigal da UEPA acompanhado do Núcleo de Música Antiga da UFPA.

Em 2010, Fabio Martino, então com 22 anos, foi o primeiro colocado no 2º Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, fazendo jus também ao prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira.

Além de tocar em Belém, Martino se apresenta no Rio de Janeiro, ao lado de Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011; Sasha Grynyuk, vencedor do Concurso Internacional BNDES do Rio em 2009; Haochen Zhang, vencedor do Concurso Van Cliburn 2009; Lukas Geniusas, segundo lugar do Concurso Chopin 2010; Kotaro Fukuma e Evgeny Brakhman, segundo e terceiro colocados no Concurso Internacional BNDES do Rio em 2010. Martino também integra a itinerância do Festival, que prevê concertos dele e de Brakhman, Fukuma e Grynyuk por capitais do Norte e do Nordeste.

A terceira edição do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro irá homenagear Almeida Prado, renomado compositor e pianista brasileiro falecido recentemente, e será realizada de 25 de novembro a 8 de dezembro de 2012 no Theatro Municipal carioca.

A abertura do Festival 2011, no dia 27 de novembro, fica a cargo do jovem russo Danili Trifonov, que ganhou a edição 2011 do Concurso Tchaikovsky, em Moscou, e hoje é um dos mais prestigiados jovens intérpretes do planeta. Ele vem pela primeira vez ao Brasil – as revistas internacionais de música referem-se a ele como “o acontecimento do ano”. A pianista Martha Argerich chamou-o de "gênio". Ainda na abertura do Festival, será lançado o livro Guiomar Novaes do Brasil, dos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que inclui dois CDs com gravações da pianista com a New York Philharmonic Orchestra, inéditas no Brasil. O encerramento, no Rio, dia 11 de dezembro, será com um recital de Nelson Freire, fervoroso admirador de Guiomar Novaes, e que ganhou seu primeiro grande destaque em um concurso internacional no Rio de Janeiro, em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário