segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Coletivo Garapa produz documentário em rede


O Coletivo Garapa, de São Paulo, realiza no primeiro semestre de 2013 o projeto Correspondências: um ciclo de 5 oficinas gratuitas de produção multimídia, em cinco capitais brasileiras (uma de cada região do país), atividade que culminará na realização de um documentário coletivo, produzido em rede.

O projeto foi selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição. Entre os objetivos do projeto Correspondências estão a familiarização dos participantes com as linguagens e técnicas das novas mídias, a discussão das fronteiras e relações entre documentário e artes visuais e a experimentação das possibilidades de produção colaborativa e disseminação de conteúdo independente.

O projeto é destinado a artistas, estudantes e profissionais do campo das artes visuais, do audiovisual e da comunicação, e envolverá discussões teóricas, captação e edição de conteúdo multimídia.

O tema geral proposto para o desenvolvimento do documentário é a questão da mobilidade urbana, pauta a partir da qual o projeto pretende se inserir no amplo debate já existente sobre o tema no país, estimulando a discussão dos desafios e soluções encontrados em cada uma das realidades abordadas. Vale lembrar que três das cidades que receberão a oficina sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

Garapa

Garapa é um espaço de criação coletiva baseado em São Paulo - SP. Tem como objetivo pensar e produzir narrativas visuais, integrando múltiplos formatos e linguagens e pensando a imagem e a linguagem documental como campos híbridos de atuação. Desenvolve um constante trabalho de pesquisa autoral, sempre explorando as potencialidades de cada projeto, tanto na construção das narrativas quanto nos modos de produção e de distribuição.

A Garapa foi fundada em 2008 pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, e desde então tem se destacado no cenário da fotografia brasileira contemporânea, tendo participado de festivais e exposições no Brasil e no exterior. Em 2010, o coletivo foi convidado a integrar a programação do E.Co – Encontro de Coletivos Fotográficos Euroamericanos, em Madri, Espanha. Em 2012, recebeu o prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, no Pará, com o projeto Morar. Desde a sua fundação, o coletivo já ministrou mais de 20 oficinas pelo Brasil e exterior, cujos resultados podem ser vistos na plataforma Garapa Lab ( http://garapa.org/lab).

Oficinas

Inscrições gratuitas até 17/2 pelo site http://garapa.org/lab

Curitiba: 2 a 7/4
Portfolio Escola de Fotografia
Rua Alberto Folloni, 634 - Juvevê

Fortaleza: 16 a 21/4
IFoto
Rua Padre Francisco Pinto, 285 - Benfica

Goiânia: 30/4 a 5/5
Ideia Ambiental e Cultural
Rua 1.112, 418 - Setor Serrinha

Rio Branco: 14 a 19/5
Pium Fotoclube e Biblioteca da Floresta
Via Parque da Maternidade, s/n - Centro

São Paulo: 28/5 a 2/6
Casa da Cultura Digital
Rua Vitorino Carmilo, 459 - Barra Funda

Número de vagas:
12 por cidade (a seleção será feita pela Garapa a partir das informações submetidas pelos interessados).

Contato
http://garapa.org/lab
paulo@garapa.org
11 3661 4098

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - Garapa - A questão da FOME no Brasil - http://mcaf.ee/i9hot

    ResponderExcluir