domingo, 13 de janeiro de 2013

Show Salvador: Verdade Uma Ilusão - Marisa Monte

Por Calila das Mercês,
de Salvador
Fotos:  Maurício Miranda


A espera

Seis anos sem pisar em palcos baianos. Bastou a confirmação no dia 2 de junho de 2012, que a nova turnê da Marisa Monte, Verdade Uma Ilusão, também viria à terrinha de 10 a 12 de janeiro de 2013, no Teatro Castro Alves, para que os apreciadores e fãs da cantora festejassem.


Os ingressos para eventos no TCA costumam ser vendidos a partir das 12h, nos SACs dos shoppings centers Iguatemi e Barra ou na própria bilheteria do teatro, o que costuma gerar um alvoroço, em casos de shows tão esperados.

Finalmente chegou 28 de novembro, dia que daria início as vendas dos ingressos... Baseada em outras experiências, decidi ir ao local mais próximo da minha casa, o SAC Iguatemi, às 6h da manhã, com o objetivo de conseguir uma senha e poder ficar mais tranquila até a hora que começassem as vendas... Que nada!! Todas as senhas já estavam esgotadas! TO-DAS! (Soube de gente que dormiu no estacionamento do shopping, inclusive) Parece exagero? Agora eu tinha só duas opções, ficar lá de plantão até 12h, esperar 120 pessoas serem atendidas na minha frente (sendo que cada uma podia comprar quatro ingressos) ou tentar comprar em outro lugar. 

Consegui uma carona para a Barra e no SAC de lá consegui a senha número 99. [...] Lembro-me bem da quantidade de pessoas que estavam ali como eu: cansada, estressada e ansiosa. Saí de lá 15h com os ingressos (meu e de três amigos) na mão e com duas certezas: Marisa tem uma moral ‘retada’ em Salvador e o TCA deve URGENTEMENTE mudar a configuração de vendas de ingressos. Um absurdo! Uma coisa que notei também foram alguns cambistas (vezeiros) comprando também.

Passou-se um dia e vejo no jornal: “ingressos esgotados para a turnê ‘Verdade Uma Ilusão’.” É tanto que foi marcado um show extra no domingo (13.01.2013). Agora, depois de tanta agonia, vamos conferir o que é que a Marisa tem!?


O show

Artes plásticas, músicos afinadíssimos, voz e interpretação impecável. Na quinta-feira, 10 de janeiro, Marisa Monte deu início aos quatro shows da turnê Verdade Uma Ilusão marcados para o Teatro Castro Alves (Salvador). Gilberto Gil, Flora Gil, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown foram prestigiar a estreia da artista.

Primoroso, sofisticado e surpreendente. O TCA estava lotado nesta sexta-feira, dia 11, quando assisti ao show. Do início ao fim, centenas de pessoas aplaudiram e cantaram juntas as músicas do novo disco, O Que Você Quer Saber de Verdade, e também canções de outros álbuns que a artista resgatou para esta turnê, que tem um cunho “existencial”, músicas que refletem sobre a existência, sobre como desfrutar o máximo da vida.

Dirigido por Leonardo Netto e Claudio Torres, o show prende a atenção e mostra Marisa mais solta, dançante e descontraída, diferente de outros shows em que ela fica mais tempo sentada tocando instrumentos, e cercada por uma banda composta de 10 músicos veteranos e talentosos, entre eles os da Nação Zumbi, ‘power trio’ composto por Dengue, Pupilo e Lúcio Maia, o show foi a todo tempo harmônico e bem executado.

O publicitário Daniel Costa, que acompanha shows da cantora desde 1995, considerou excelente: “Achei o show fantástico. Um espetáculo! Uma apresentação que faz se sentir privilegiado até quem está na última fila, pois o show tem sua magia visto de perto ou de longe. Com esta, já assisti três diferentes turnês: ‘Memórias, Crônicas e Declarações de Amor’, ‘Universo Particular’ e ‘Verdade Uma Ilusão’. Difícil dizer qual eu mais gostei, mas esta foi a mais primorosa!”, conta Daniel.


O cenário do show foi para ninguém botar defeito. A interação entre o trabalho de artistas contemporâneos e as músicas gerou um grande espetáculo artístico. Foram 15 músicas ilustradas com vídeos no show (veja a relação no final do texto).

O que eu achei do show? Ainda não encontrei palavras pra definir o que estou sentindo. A Marisa é de uma leveza, uma simplicidade que encanta mesmo aos que não gostam das suas músicas (não sei como conseguem isso, na verdade!). Ela sente a canção e faz você sentir com ela. Ela não canta sozinha, cantamos juntos. Enfim, definitivamente, perfeito”, conta a fisioterapeuta Mayne Costa, que assistiu ao show da cantora pela primeira vez. 

A turnê

Marisa estreou a sua nova turnê, a sétima da carreira e a primeira depois de cinco anos, no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), em 1º de junho de 2012. O álbum tem como base as músicas de seu disco mais recente, “O Que Você Quer Saber de Verdade”, que chegou às prateleiras de todo o Brasil e de mais 27 países a partir de outubro do ano passado. Este é o oitavo álbum de uma carreira que já contabiliza três Grammy latinos e nove milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

A turnê já percorreu Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram mais de 15 shows na capital paulista e 13 apresentações no Rio de Janeiro. Depois da Bahia, Marisa fará mais sete shows no nordeste (Bahia, Pernambuco, Maranhão e Ceará). Clique e confira a agenda!

Na Bahia, os ingressos da nova turnê foram vendidos por R$150,00 a R$ 340,00, o preço varia de acordo com o lugar do teatro. Para a empresária Marta do Nascimento, o ingresso com um valor muito alto impede que pessoas que ganham menos e que se identificam com o trabalho da cantora possam ir ao teatro. “Como uma pessoa que ganha um salário mínimo ou dois, poderá tirar 340 reais para prestigiar a Marisa? Os valores acabam segmentando o público”, diz a empresária.

“Acho que o show justifica. É um grande espetáculo... Muito material, uma equipe grande pra ser apresentada para um público relativamente pequeno, que é o público de um teatro”, afirma Daniel Costa.


Homenagens

Há quem diga que ter saudade não é sentir falta de alguém, ter saudade é sentir a presença de alguém”, diz Marisa Monte ao relembrar Cássia Eller, durante o show, após cantar “E.C.T”, música interpretada durante muito tempo pela Cássia, mas que foi composta por Marisa, Nando Reis e Carlinhos Brown.

Outro momento de destaque foi à interpretação da música “Sono Come Tu Mi Vuoi”, da lendária Mina Mazzini, sucesso há mais de quatro décadas. Após cantar, ela explicou sobre a cantora que abandonara os palcos e ainda continua sendo aclamada pelos fãs, mesmo não aparecendo em público desde 1978. “Ela lança um disco todos os anos. E este é muito esperado por todos”, conta Marisa.

No final do show, os fãs que esperaram puderam trocar algumas palavras com a artista e ganhar autógrafos. “Vocês gostaram?”, perguntou Marisa com um sorriso. Um ‘sim’ em coro contemplou a cantora, que até fora dos palcos mostrou-se agradável e simpática. 


O repertório 
(abaixo do nome das músicas, as obras de arte projetadas durante sua execução)


1. Blanco (Marisa Monte, Octavio Paz e Haroldo de Campos)
2. O Que Você Quer Saber de Verdade (Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes)
3. Descalço no Parque (Jorge Benjor)
- High Definition (2010), de Luiz Zerbini
4. Arrepio (Carlinhos Brown)
- Miravento (2007), de Alexandre Brandão
5. Ilusão (Ilusión) (Julieta Venegas, Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
- Inventário das Pequenas Mortes - Sopro (2000), de Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander
6. Depois (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte)
- Dream Sequece I (2002), de Janaína Tschäpe, e Caligrafia (2009), de Arnaldo Antunes
7. Amar Alguém (Arnaldo Antunes, Dadi e Marisa Monte)
- Amarésimples Amarécomplexo (2011), Marcos Chaves
8. Diariamente (Nando Reis)
- Organograma (2012), de José Damasceno
9. Infinito Particular (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown)
10. E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown)
- Manuscritos (2011), de Mana Bernardes
11. De Mais Ninguém (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
- Ão (1980), de Tunga
12. Beija Eu (Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Arto Lindsay)
13. Eu Sei (Na Mira) (Marisa Monte)
14. Sono Come Tu Mi Vuoi (Antonio Amurri, Bruno Canfora e Maurizio Jurgens)
15. Ainda Bem (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)

- Herança (2007) e Cúmplice Secreto (2008), de Thiago Rocha Pitta
16. Verdade Uma Ilusão (Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Marisa Monte)
17. A Sua (Marisa Monte)
18. O Que Se Quer (Marisa Monte e Rodrigo Amarante)

- Tentativa de Levar Uma Bóia Rosa Até o Horizonte (2009), de Guilherme Peters
19. Gentileza (Marisa Monte)
- Glossário para Viver nas Cidades (2008), de Marilá Dardot
20. Tema de Amor (Carlinhos Brown e Marisa Monte)
- Hypinosis (2001), de Cao Guimarães
21. Não Vá Embora (Carlinhos Brown e Marisa Monte)
- 4000 Disparos (2010), de Jonathas de Andrade
22. Carnavália (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte)
- Concerto Para Clorofila (2005), de Cao Guimarães
Bis:
23. Amor I Love You (Carlinhos Brown e Marisa Monte)
24. Velha Infância (Davi Moraes, Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes)
25. Hoje Eu Não Saio Não (Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci, Betão e Chico Salem)

- O Mundo Bate do Outro Lado da Minha Porta (2005), de Ticiano Monteiro
26. Seja Feliz

Um comentário:

  1. Saulo Fernandes tb estava na platéia junto com Ivete.

    ResponderExcluir