quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Entre turistas e baianos: Projeto Espicha Verão


Por Calila das Mercês
de Salvador


Música,dança, festival gastronômico e arte. Quem esteve no Pelourinho entre os dias 22 e 24 pode ver que não é só de carnaval que vive a cidade do axé. De Cidade Negra a Agnaldo Timóteo. De Vivendo no Ócio à Orquestra do Maestro Fred Dantas. As ruas e praças do Pelô ficaram lotadas por causa do Projeto Espicha Verão, evento que acontece pela primeira vez com shows gratuitos.

No primeiro dia do projeto (22), o Largo do Pelourinho recebeu o grupo carioca Cidade Negra que fez um show para ninguém botar defeito. Toni Garrido, com sua voz marcante, cantou junto com centenas de pessoas as músicas conhecidas do grupo de reggae que já tem 27 anos de estrada. A banda relembrou sucessos como 'Firmamento', 'Aonde Você Mora' e 'Amor Igual ao Teu'.

Também era possível ouvir o som do berimbau e das cantigas de capoeira pelas ruas do Pelourinho. Tinham vários grupos folclóricos pelas ruas, como os Caretas e Bombachos do Acupe, da cidade de Santo Amaro, e as Tranças e Fitas, de Salvador.

O evento ainda contou com diversas apresentações musicais nas praças e largos. Para quem tem samba no pé e na alma, a Praça Pedro Arcanjo era o local certo. A praça virou uma grande gafieira graças ao maestro Fred Dantas. Já na Praça Tereza Batista, a batida do grupo Soul Tambor animou os presentes e no Terreiro de Jesus, o cantor Edil Pacheco levou ao palco sambistas convidados.

No palco do Terreiro de Jesus foi realizada uma homenagem, no dia 23, para Dona Canô com a presença do neto Jota Veloso, e com a participação de Jorge Vercílio, Carla Visi e Juliana Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário