quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Jornalista Fabio Gomes realiza Workshops em Manaus em março - inscrições abertas

  


   
Estão abertas as inscrições para os workshops Jornalismo Cultural 2.0  e Me Formei, e Agora?, a serem ministrados pelo jornalista Fabio Gomes no Espaço Cultural da Livraria Valer, em Manaus, no começo de março. Ambos ocorrem pela primeira vez no Amazonas.
Foto: Nathália Bormann


Gaúcho de Porto Alegre, Fabio Gomes formou-se em Jornalismo pela UFRGS em 2001 e criou os sites Brasileirinho (2002), Jornalismo Cultural (2005) e Som do Norte (2009). Desde 2010, mora em Belém. Colaborou com a Rádio América e site Rockazine (ambos de São Paulo), jornal Vaia (Porto Alegre), site Pará Música (Belém), revista Intera e site da Rádio Vertical (os dois de Manaus). Atualmente, é colunista do blog Roraima Rock'n'Roll e colabora com a Folha de Boa Vista. Também atua como assessor de imprensa de artistas e eventos culturais, além de produzir o trabalho de diversas cantoras da região Norte, entre elas a amazonense Karine Aguiar. Já participou de debates e ministrou cursos e palestras nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

O Workshop de Jornalismo Cultural tem no nome o adendo "2.0" devido às mudanças que a internet vem introduzindo neste campo do Jornalismo. Conforme Fabio Gomes, "a antiga separação entre artista, jornalista cultural e público é cada vez menos visível: artista e público veiculam notícias e opiniões, muitas vezes complementando ou contrapondo o que sai na mídia. O público também deixou de ser passivo e procura interagir tanto com a imprensa quanto com os artistas. Mas a mídia tradicional ainda se mostra um pouco relutante em incorporar as mudanças ocorridas nos modos de fazer e de consumir cultura". O workshop aborda estas mudanças, exemplificadas com o trabalho do jornalista à frente do blog Som do Norte, inicialmente em Porto Alegre e atualmente em Belém. "A ideia é levar cada participante do workshop a pensar como pode aplicar em seu trabalho os princípios do Jornalismo Cultural 2.0. O espaço estará constantemente aberto para o diálogo e a troca de experiências entre os participantes", acrescenta Fabio. O evento se destina a jornalistas que atuem na imprensa na área cultural, profissionais em geral (formados em Jornalismo ou não) que mantenham sites ou blogs direcionados à cultura, produtores culturais e artistas das mais diversas áreas (música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas etc.) Conforme o ministrante, "a atividade é direcionada para aqueles cujo trabalho se relacione, de algum modo, com o jornalismo cultural, e busca elementos para qualificar ou mesmo repensar o que faz." O Workshop Jornalismo Cultural 2.0  será realizado no dia 9 de março, sábado, a partir das 9h. 

Foto: Talita Oliveira

No Workshop "Me Formei, E Agora?", Fabio Gomes detalha os conceitos e técnicas empregados em sua revisão de carreira e estabelecimento de objetivos, processo que realizou em 2009 (e que teve como uma das consequências o lançamento do blog Som do Norte). A ideia de criar o workshop nasceu da constatação de que as faculdades de Comunicação Social não preparam seus alunos para o empreendedorismo ou mesmo para a tendência contemporânea de trabalhar como empregado tendo atitude de empreendedor. "É como se a universidade desse como certo que todos serão empregados em grandes veículos, e ponto", comenta Fabio. "Isto faz com que pouca gente aproveite o período pré-formatura para se planejar, levando então muitas a se fazerem esta pergunta: 'Me formei, e agora?'". O evento é recomendado não apenas para recém-formados, mas também para quem já esteja há algum tempo no mercado e sinta necessidade de estabelecer novos rumos. "Foi o que me aconteceu", conta Fabio, "já que em 2009 eu estava formado há oito anos, mas sentia minha carreira estagnada".  Os participantes irão ver vários conceitos, como o estabelecimento de metas, foco, ações-meio e ações-fim, diferencial competitivo e os 5 Valores (Currículo, Experiência, Contatos, Projeção e Remuneração), entre outros, todos ilustrados com exemplos reais. Os interessados em participar do Workshop "Me Formei, E Agora?" têm duas opções de data: 7 de março, quinta, a partir das 19h; ou 9 de março, sábado, a partir das 15h.

Os assuntos abordados no Workshop já foram objeto de uma palestra de Fabio Gomes em Belém em 2011. No formato original, o workshop estará sendo realizado pela primeira vez justamente nestas edições previstas para Manaus. Já o Workshop Jornalismo Cultural 2.0 foi desenvolvido a partir do Curso de Jornalismo Cultural que Fabio criou em 2005 a pedido da Fundação Getúlio Vargas e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, tendo estreado em Belém na programação paralela do festival Conexão Vivo 2010. Posteriormente, já foi realizado mais sete vezes, três em Belém, duas em Macapá, uma em Boa Vista e uma em Capanema (PA). A mais recente edição aconteceu na capital do Amapá, em dezembro, durante o 5º Festival Quebramar. O evento volta a Macapá em abril.

Para cada encontro, foram abertas 30 vagas. As inscrições custam R$ 50,00 (para cada encontro) e podem ser feitas na recepção da Livraria Valer, à av. Ramos Ferreira, 1195, centro de Manaus. Maiores informações pelo fone 92-3633-6565, com Suelen.

A realização dos encontros em Manaus é do blog Jornalismo Cultural, com apoio do site ManifestoNorte.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário