sábado, 13 de abril de 2013

Reflexão e decisão (Semana em Macapá - 3)

Foto: Mary Paes

Acabou há cerca de quatro horas o Workshop de Jornalismo Cultural 2.0 que realizei no MIS-AP, aqui em Macapá - o segundo do ano sobre o tema (o primeiro foi em Manaus, no dia 9 de março), ao qual se soma a estreia do Workshop 'Me Formei, E Agora?', que ocorreu também na capital do Amapá, na quinta, 11.

Em comum nestes três eventos do ano, uma coisa preocupante: o baixo comparecimento. Em Manaus, tivemos 7 pessoas. Aqui em Macapá, 2 na quinta e 4 hoje (são os que aparecem comigo na foto). Quinze no total, cinco por evento em média. Dados que ensejam a seguinte reflexão, considerando que em ambas as cidades a iniciativa dos eventos foi minha: está valendo a pena eu fazer estes eventos por conta própria em outras capitais, assumindo os custos (passagens de ida e volta desde Belém, hospedagem, alimentação) e naturalmente os riscos? A resposta só pode ser um sonoro "NÃO"! 

Levando ainda em conta que, na quase totalidade das vezes anteriores em que eu me propus a fazer Workshops ou mesmo Cursos de Jornalismo Cultural, em Porto Alegre ou Belém, o resultado foi bastante similar (turmas com poucos inscritos - só que nestes casos eu fiz em cidades onde morava, logo com bem menos despesas), chego a uma conclusão com peso de decisão: não vou mais promover, eu mesmo, meus próprios Workshops. Evidentemente, eles estarão sempre à disposição de instituições que queiram contratá-los, logicamente assumindo os custos para oferecê-los a seus alunos, profissionais, ou ao público em geral. Contatos pelo e-mail gomesfab@gmail.com

Só a título de comparação, nas vezes em que instituições contrataram o curso para oferecê-lo, os resultados foram muito diferentes. Tive mais de 25 alunos no curso realizado em 2005 no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, mais de 40 no primeiro Workshop realizado em Macapá em 2010 e tive um recorde  na Oficina que fiz em Rio Branco em 2008 de mais de 90 (NO-VEN-TA) inscritos, dos quais foram selecionados 30, do contrário era humanamente impossível conduzir a atividade.  


4 comentários:

  1. acho que o que nos competia foi feito. infelizmente, não houve a resposta esperada! mas valeu a experiência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que valeu, e novamente agradeço todo seu empenho pelo evento.

      Excluir
  2. Ainda bem q tive o privilégio de participar e obter bastante conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter comparecido, Flavia, você se mostrou uma participante das mais atentas e interessadas!

      Excluir