domingo, 7 de abril de 2013

Teatro Rio de Janeiro: Festival Dois Pontos





Em celebração ao Ano de Portugal no Brasil


Resultado de um projeto conjunto de seis residências artísticas de espaços municipais do Rio de Janeiro – ÁGORA (Teatro Maria Clara Machado), CÂMBIO (Teatro Café Pequeno), Projeto_ENTRE (ECM Sérgio Porto), NO LUGAR (Teatro Ipanema), Os Ciclomáticos (Ziembinski) e VEM! (Gonzaguinha), o Festival dois pontos, que iniciou no dia 1º e encerra em 28 de abril, propõe uma aproximação artística atual, através de discussões e trabalhos contemporâneos entre artistas brasileiros e portugueses no diálogo com suas culturas. Um festival composto por teatro, dança, música e artes visuais. O Festival dois pontos tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura com os prêmios FATE (Fundo de Apoio ao Teatro) e FADA (Fundo de Apoio à Dança).

 Wanted - em cartaz no Teatro Maria Clara Machado
- 12 a 14 de abril

O Ano de Portugal no Brasil é uma importante oportunidade de intercâmbio real e contemporâneo entre os dois países, uma chance rara de quebrar com estigmas mútuos. O projeto foi desenvolvido, a partir de uma curadoria apurada, para elencar projetos artísticos que estejam sendo desenvolvidos em colaborações variadas entre os dois países, sempre com o propósito de trazer e possibilitar a execução e a exibição de trabalhos importantes para ambos os mercados culturais.


Ilusionistas - em cartaz no ECM Sergio Porto
de 19 a 21 de abril

Os “dois pontos” focados são também parte de uma triangulação maior: a África e seus países de língua portuguesa podem e devem ser lembrados no Ano de Portugal no Brasil. Por isso, criando, ainda que em pequena escala, um olhar para alguns artistas africanos. É, portanto, a partir do desejo de juntar forças e alavancar a potência, que a rede de teatros envolvida possui desde a sua criação, como uma primeira iniciativa a ser elaborada, produzida e realizada em rede por seis residências artísticas em exercício na cidade, com entradas a R$10,00 (Teatros) e R$20,00 (Gamboa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário