terça-feira, 9 de abril de 2013

Teatro Rio de Janeiro: Sessão extra de Édipo

Devido ao sucesso das apresentações do Édipo dos portugueses da Cia do Chapitô durante o Festival Dois Pontos, a organização do evento decidiu brindar o público com uma sessão extra do espetáculo nesta quarta, 10. 


Édipo - Cia do Chapitô | 10 de abril
Reinventando Édipo sem complexos
Horários: 21h
Duração: 60 minutos
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos
Valor: R$40,00 (inteira) | R$20,00 (meia)

Resumo:
O Édipo de Sófocles é um herói trágico, é paradigma, é complexo, é cólera, é fatalidade, é logos, pathos, ethos, hybris, miasma, eros, thanatos, e mais uma grande quantidade de “is”, “eisis”, “thos” e “thas”.

O Édipo da Cia Chapitô é azarado, é desajeitado, é escorraçado, é assediado, é vilipendiado, é enxovalhado, é aleijado, e mais uma grande quantidade de “puns!”, “aus!”, “ais!”, “trunges!” e “fsstss!”.

A Companhia Chapitô gestualiza mais uma tragédia grega apresentando a cômica fuga de Édipo ao seu terrível destino. O que é certo é que de quatro, de pé, de bengala, rastejando, no colo ou de”cavalinho”, Édipo não vai poder escapar.

O espetáculo ÉDIPO e a residência da Cia CHAPITÔ vem de encontro com o VEM! por tratar-se de uma companhia de atores empenhados em pesquisar no corpo do ator uma “ comunicação entre o cérebro que cria e analisa e o corpo que executa: um corpo-ferramenta” e por princípio verem o processo criativo na elaboração de seus trabalhos como uma postura de colaboração entre toda a equipe: atores, músicos, produtores, técnicos, cenógrafos e figurinistas.

“O corpo do ator é o ponto de partida da cena e mesmo da fala, na medida em que o ritmo, a frase, a voz são concebidos como gestos expressivos. O “gesto” enquanto escrita cênica baseada na expressividade e na dinâmica do corpo do ator comunica a partir de uma escrita do espaço (movimento), assim como do tempo (palavra), criando um todo harmonioso.” - Texto da Cia Chapitô.

Teatro Gonzaguinha – residência artística VEM!
End: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze / Centro
Tel: (21) 2503-4622

Nenhum comentário:

Postar um comentário