sábado, 4 de maio de 2013

Participe dos debates no Amapá sobre a 3ª Conferência Nacional de Cultura

Na tarde desta sexta, 3 de maio, representantes da Secretaria de Cultura do Amapá, do Conselho Estadual de Cultural e de segmentos culturais de Macapá se reuniram no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, para debater a 3ª Conferência Nacional de Cultura. 

O tema principal foi a necessidade de os municípios amapaenses se adequarem à nova lei que implantou o Sistema Nacional de Cultura. Todos os 16 municípios do Estado têm até o dia 14 de julho para realizarem suas Conferências Municipais de Cultura, indicando os representantes que irão compor o Grupo de Trabalho que irá conduzir os trabalhos no estado, e também escolher os delegados para a  Conferência Nacional de Cultura. E por que isso é importante?

Isso é importante porque a recente lei do Sistema Nacional de Cultura condicionou o repasse de verbas para o setor à implantação de Secretarias municipais e estaduais de Cultura, e realização das Conferências. Ou seja, na hipótese de o Amapá não realizar as conferências municipais até meados de julho, ficaria de fora do Plano Nacional de Cultura, sem acesso aos repasses de verbas do Ministério da Cultura, o que com certeza seria negativo para o desenvolvimento cultural do estado.

Em função disso, é importante que o maior número de artistas e gestores culturais, dos mais diversos segmentos (música, teatro, literatura, carnaval, hip hop, capoeira, artes visuais, audiovisual etc etc etc) compareçam à próxima reunião, também na  Biblioteca Pública Elcy Lacerda (rua São José, centro, ao lado da Igreja de São José)nesta quarta, 8 de maio, a partir das 18h. Sua presença é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário