sexta-feira, 10 de maio de 2013

Amapá: Santana realizou Fórum Municipal de Cultura



O presidente do Conselho Estadual de Cultura do Amapá, Otto Ramos, publicou há pouco no Facebook o seguinte relato sobre sua participação no 1º Fórum Municipal de Cultura de Santana, município vizinho a Macapá:

O Conselho Estadual de Cultura do Amapá 2012-2014 esteve hoje presente no I Fórum Municipal de Cultura do Município de Santana para apresentar a III Conferência Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, uma construção coletiva iniciada há 1 ano e que volta a tomar fôlego às vésperas das Conferências Municipais de Cultura. O Município de Santana tem um papel fundamental nesse processo, é nosso segundo maior município e com uma produção cultural muito rica em todas as setoriais.

No evento falei da importância do Sistema Estadual de Cultura e a necessidade dele ser construido coletivamente e também da importância de ter Santana como modelo para os demais municpios do estado. O evento contou com a presença do Poder Público local, Conselheiros Estaduais de Cultura, Gestores Santanenses e outras autoridades. Na ocasião foram pontuadas os seguintes encaminhamentos:

1 - Santana já tem um Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura apresentado pelo vereador Richard Madureira.
2 - Criada a comissão do Sistema Municipal de Cultura na qual o Consec-AP faz parte também.
3 - Audiência Pública marcada para o dia 24 de maio na Câmara Municipal de Santana.

Aguardem mais informes!


***

Segue o processo de construção da Conferência Estadual de Cultura. Na quarta, 8, estive na segunda reunião, realizada na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, na qual os participantes definiram que a Comissão Executiva da Conferência terá 10 membros, indicados paritariamente pelo governo e pela sociedade civil. Nas próximas reuniões, agendadas para a terça, 14, e a quinta, 16, também no auditório da Biblioteca Elcy Lacerda, será definido o regimento da Conferência, o calendário de realização das Conferências Municipais e definido os nomes do Grupo de Trabalho, com 46 membros, que irá embasar as decisões da Executiva.

O Amapá tem até o dia 14 de julho para realizar  Conferências Municipais de Cultura em todos os seus 16 municípios, escolhendo os delegados para a 3ª   Conferência Nacional de Cultura. (Fabio Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário