sábado, 4 de maio de 2013

Baixe grátis o CD Noel Rosa Cantor - Vol. 2


Hoje, completam-se 76 anos de ausência de Noel Rosa deste mundo. Fisicamente, claro, pois musicalmente não se pode falar de ausência de modo algum. Semanalmente, shows e rodas de samba de Norte a Sul deste país não deixam seu nome cair no esquecimento - tanto que, em recente enquete feita pelo site iG, Noel foi eleito o maior compositor de samba de todos os tempos, à frente de nomes como Cartola e Nelson Cavaquinho.

Não poderia ser mais oportuno, portanto, o momento para lançar este CD virtual em que completamos a relação de músicas gravadas por Noel Rosa que são de sua autoria exclusiva, e que portanto se encontram em domínio público, tanto as composições quanto os fonogramas, podendo ser livremente distribuídos.

São 13 músicas, que cobrem o período 1930-36. O CD inicia com as duas únicas regravações que Noel fez - a de "Com que Roupa", fazendo os contracantos para I.G.Loyola, que comprara o samba, e a de "Cordiais Saudações", com Noel acompanhado pelo Bando de Tangarás. O CD Noel Rosa Cantor - Vol. 1 ( http://noelrosa100.blogspot.com.br/2011/08/baixe-as-primeiras-gravacoes-de-noel.html) inclui as primeiras versões dos sambas.

Destacam-se ainda na seleção clássicos como "São Coisas Nossas", "Quem Dá Mais?", dois duetos com o parceiro Ismael Silva (em "Seu Jacinto" e "Quem Não Dança"), "Onde Está a Honestidade?", "Você Vai se Quiser" (a única música tendo como inspiradora Lindaura, esposa de Noel) e, ao final, uma jóia rara. "Quem Ri Melhor" reuniu pela única vez num estúdio Noel, Pixinguinha e Cartola.

Como tinha que gravar duas músicas para o suplemento de Carnaval da Victor para 1937, Noel propôs a Cartola reunirem os melhores ritmistas da Mangueira, criando-se assim o grupo Reis do Ritmo, formado por Cartola, Preguiça, Nego e Ataliba, mais as pastoras Neuma (sim, a famosa Dona Neuma!), Olicéia, Ruth, Ornélia e Crisola, que no estúdio se juntaram à orquestra de Pixinguinha e ao coro formado por Ciro Monteiro, Odete Amaral e Almirante. No dia 18 de novembro de 1936, gravaram "Quem Ri Melhor" e "Quantos Beijos" (parceria de Noel com Vadico); foram as últimas gravações de Noel Rosa.

Em duas faixas  deste CD virtual,   "Onde Está a Honestidade?" e "Arranjei um Fraseado", Noel atuou também como instrumentista, junto a seu grupo Turma da Vila.

O pacote de download inclui ainda uma charge de autoria do próprio Noel Rosa (a que abre este post, talvez seu desenho mais famoso) e um texto inédito do editor deste blog, Fabio Gomes, falando sobre Noel como intérprete da própria obra, além da ficha técnica da gravações.

***

CD Noel Rosa Cantor - Vol. 2

13 faixas (Com que Roupa/2ª versão - Cordiais Saudações/2ª versão - São Coisas Nossas - Mulher Indigesta - Quem Dá Mais? - Coração - Seu Jacinto - Quem Não Dança -    "Onde Está a Honestidade?" - "Arranjei um Fraseado" - João Ninguém - Você Vai se Quiser - Quem Ri Melhor)

MP3 128 Kbps, 44 KHz

Duração - 37:42

Clique aqui para baixar

***


Leia trecho do texto inédito de Fabio Gomes sobre Noel Rosa que acompanha o CD:


A obra gravada do Poeta da Vila (...) aponta em duas direções. Numa, ao fazer 21 parcerias vocais, Noel mostrou-se um artista do seu tempo: como cada disco tinha apenas duas músicas, e muitos cantores lançavam vários discos por ano, esses duetos ocasionais eram muito comuns. Noutra, ao gravar regularmente suas composições, o que era raro na época, Noel antecipou o que é quase uma regra hoje, quando são poucos os artistas exclusivamente cantores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário