domingo, 9 de junho de 2013

2 mil pessoas acompanharam 6º Festival de Sanfoneiros na Bahia


Por Calila das Mercês,
enviada a Feira de Santana

Sanfona, forró, animação e duas mil pessoas. Assim foi a noite da sexta-feira, 24 de maio, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A musicalidade regional ganhou forças na grande final do 6º Festival de Sanfoneiros, organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O publico se animou com as diferentes apresentações de sanfoneiros e dos grupos que fizeram parte da programação do evento.

Além das apresentações, as pessoas puderam degustar as comidas e bebidas típicas em pequenos estandes na área externa do auditório. Diversas atrações fizeram com que a plateia vibrasse bastante, com destaque para Cícero Feitosa, um garoto de 9 anos, representante de Juazeiro do Norte (Ceará), que foi premiado pelo júri popular (prêmio concedido através do voto popular) na categoria 2 (acima de oito baixos).

As apresentações se deram com duelos entre os melhores sanfoneiros. Cinco jurados, com formação específica e/ou com conhecimento musical e de cultura popular, julgaram os 16 finalistas observando os seguintes critérios: execução do instrumento (harmonia, melodia e ritmo) e performance do sanfoneiro (desenvoltura e comunicação com o público). Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares da Categoria 1 (até oito baixos) e da Categoria 2 (acima de oito baixos). Os artistas disputaram R$ 24 mil em prêmios.

Confira os demais destaques (com informações da assessoria):

Luiz Gonçalves de Andrade venceu na escolha do júri popular na categoria 1 e também faturou o prêmio da categoria pela escolha do júri oficial. O segundo colocado na categoria 1 foi Elthon Dheime Machado Mascarenhas, o Machadinho, 16 anos, de Rafael Jambeiro (Bahia) e em terceiro lugar ficou Godealdo de Jesus, de Riachão do Jacuípe (Bahia). 

Na categoria 2 , o campeão foi Jefferson Dias Rios, de Cruz das Almas (Bahia). Thiago Mendes Souza, de Salvador, ficou em segundo lugar e em seguida, Kelvin Diniz Gomes da Silva, de Capim Grosso (Bahia), ficou com a terceira colocação.

Após receber o Troféu Dominguinhos, Jefferson Rios, em ato de reconhecimento, passou a taça para o garoto Cícero Feitosa, algo que emocionou o público que aplaudiu bastante. Os primeiros colocados, além do troféu, também receberam premiação em dinheiro.

A grande final do 6º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana contou, ainda, com a participação dos artistas Daniel de Araújo e Novais, Jadson Bastos de Macêdo, Joselito Ferreira Bezerra e Leandro da Conceição Aquino (categoria 1), além de Antônio Mendes Soares, José Apóstolo dos Santos, Joselino Pereira dos Santos, Manoel Ferreira de Oliveira e Pedro Pinheiro dos Santos (categoria2).

Na grande noite, também se apresentaram, Asa Filho e Trio de Forró, Pedro de Dário, Grupo de Câmara do Cuca e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário