domingo, 16 de junho de 2013

Duelo Nacional de MCs realiza eliminatória em Belém

Veja a programação completa do Conexão Belém em 


Entre março e julho deste ano, a Família de Rua, coletivo de Belo Horizonte, circula por oito cidades brasileiras, realizando as eliminatórias regionais. Até aqui o projeto já visitou Salvador, Brasília e São Paulo, além de Belo Horizonte. Nos meses de junho e julho, o Duelo de MCs Nacional passa por Belém, Vitória, Recife e Rio de Janeiro.

As cidades participantes do projeto foram escolhidas porque apresentam uma forte cena local da cultura Hip Hop, sobretudo no que diz respeito às batalhas de rimas improvisadas, que têm crescido a cada ano e revelado grandes artistas Brasil afora. Cada uma delas possui representantes de peso, MCs improvisadores com potencial para fazer deste edição do Duelo de MCs Nacional uma competição de altíssimo nível.


Foto: Pablo Bernardo 

Em sua primeira edição, o Duelo de MCs Nacional contou com representantes de seis capitais brasileiras, além do Distrito Federal. Na tarde de 26 de agosto de 2012, a nata da rima improvisada invadiu o palco do Viaduto Santa Tereza, em BH, e a cidade vivenciou um dia histórico, recebendo um público de 3.000 mil pessoas. Aquela tarde contou com diversos convidados, entre eles Rappin Hood, responsável pela apresentação das batalhas, e Emicida, que fez o show de encerramento da festa. O belo-horizontino Douglas Din foi o vencedor, tornando-se o melhor MC improvisador do país em 2012.

O Coletivo Família de Rua é um grupo formado por amigos que acreditam na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas. Para tanto, trabalha focado na promoção da cultura Hip Hop e do Skate em seus moldes originais, preservando a personalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida daqueles que respiram a rua cotidianamente. O DJ Roger Dee, os MCs (mestres de cerimônias) PDR Valentim, Thiago Monge e Ozléo, a jornalista Ludmila Ribeiro e o produtor cultural Rafael Lacerda integram o grupo que surgiu em meados de 2007 como fruto do trabalho desenvolvido pelo Duelo de MCs, que ao lado do Família de Rua Game of Skate são seus principais projetos. 

 
Desde agosto de 2007 o Duelo de MCs ocupa o Viaduto Santa Tereza, no centro de BH. São mais de duzentas semanas de lutas, resistência e muitas conquistas pelas ruas da capital de Minas. Aquele encontro que começou tímido, com uma roda formada por 20 pessoas atentas à performance de alguns MCs locais, hoje se tornou um dos mais maiores e mais expressivos encontros da Cultura Hip Hop no Brasil. A cada noite de sexta-feira o Duelo reúne cerca de mil e quinhentas pessoas debaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro da cidade. Gente de todas as regiões da cidade, de diversas idades e diferentes classes sociais, se junta para viver e celebrar esse encontro único das artes e artistas do Hip Hop. 

São MCs, DJs, dançarinos, dançarinas, grafiteiros e grafiteiras que fazem da rua, do espaço público, do concreto de um viaduto, o seu grande palco, transmitindo ali toda a beleza, essência e originalidade das manifestações artísticas da Cultura Hip Hop.

* Trechos do release do evento



Nenhum comentário:

Postar um comentário