domingo, 11 de agosto de 2013

Música Rio de Janeiro: 70 anos de Janis Joplin



Dia 14 de agosto o Teatro Municipal Café Pequeno recebe Victor Biglione e Mari Biolchini para um show em homenagem à cantora Janis Joplin. Victor e Mari se encontram para celebrar os 70 anos que a grande estrela teria completado em janeiro de 2013.

Considerado um dos melhores guitarristas da atualidade, Victor Biglione tem 30 álbuns gravados. Já participou de festivais como o New York Guitar Festival, compôs trilhas sonoras para teatro, TV e cinema, tendo sido premiado com o Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado pela trilha sonora do filme Condor (dirigido por Roberto Mader).

Bioglione generosamente se encontra com Mari Biolchini, uma jovem intérprete de apenas 17 anos, que vem impressionando o público por onde se apresenta com sua voz única e interpretação arrebatadora.

Janis Joplin -  Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do som psicodélico que marcou o final dos anos 1960. Faleceu em outubro de 1970, tendo lançado apenas quatro discos: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e Pearl (lançado postumamente, em 1971). Seu círculo de amigos próximos incluía Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kris Kristofferson.

Oito meses antes de morrer, Janis passou uma temporada no Brasil, causando espanto com suas roupas e atitudes hippies, o que fez com que fosse barrada ou expulsa de ambientes como o hotel Copacabana Palace e os desfiles das escolas de samba cariocas. Foi presa por fazer topless na praia. A única vez de Janis Joplin num palco brasileiro foi uma canja, à capela, em meio a um show de Alcione na boate New Holliday, em Copacabana. Janis cantou 'Ball and chain', dela mesma, e 'What I'd say', de Ray Charles. Quem a chamou para o palco foi o lendário roqueiro Serguei, que havia conhecido nos Estados Unidos em 1968, num festival de rock em Long Island, e que ela namorou durante a passagem pelo Brasil.

SERVIÇO

Dia 14 de agosto (quarta-feira) às 20h.
Local: Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Telefone: (21) 2294-4480
Horários: quarta-feira, às 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira)/ R$20,00 (meia)
Capacidade: 100 lugares
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 90 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário