domingo, 27 de outubro de 2013

Exposição Salvador: 100x100 Carybé ilustra Jorge Amado

Por Calila das Mercês, 
de Salvador

Convite para a abertura
da mostra

No campo das artes é muito comum encontrar diversos tipos de parcerias no que tange a criação artística. Os exemplos são famosos e variados: Caetano e Gil, Vinicius e Tom Jobim (composição e música), Oswald de Andrade e Pagu (poesia e artes visuais), Dalí e Buñuel (artes plásticas e cinema), entre tantos outros.

De forma integrada, na Bahia, uma das parcerias artísticas mais consagradas engloba duas linguagens artísticas: literatura e artes plásticas. Os nomes: Jorge Amado e Carybé. Um baiano e outro argentino, unidos pelas diversas referências a arte popular e ao candomblé, entrelaçados na exposição “100x100 Carybé ilustra Jorge Amado”, que acontece na Galeria Solar do Ferrão (Pelourinho), de terça a domingo.

Ainda em comemoração ao centenário dos dois artistas, a exposição, que já passou por Ilhéus, reúne uma série de painéis com as obras dos dois Ibejis da Bahia (irmãos). Utilizando as referências afro como uma fonte de inspiração inesgotável, são apresentados painéis e fotografias dessa união criativa. Aí se incluem desenhos de Carybé para edições de Gabriela, O Sumiço da Santa, Quincas Berro D’água, Jubiabá. Além disso, podem-se ver as magníficas aquarelas para a edição do aclamado livro infantil de Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Organizada por Solange Bernabó, filha de Carybé, a exposição também traz delicadas curiosidades sobre as obras dos dois parceiros-irmãos.

Serviço

Exposição “100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado”
Onde: Solar Ferrão – Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho. Salvador-BA

Visitação: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Até 24/11

Um comentário:

  1. gostei muito do blog... conheça o meu também de jornalismo cultural http://boitesampa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir