quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Teatro São Paulo: A Serpente e Últimos Remorsos antes do Esquecimento

A partir do dia 11 de outubro, o Espaço CIT-Ecum, em São Paulo, recebe a cia. Os dezequilibrados com dois espetáculos de seu repertório, “Últimos Remorsos antes do Esquecimento”, de Jean-Luc Lagarce, e “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. Com patrocínio da Petrobras e sob a direção de Ivan Sugahara, as montagens são inéditas na capital paulista.

Desde agosto a Cia. ganhou residência fixa na Sede das Cias, antiga sede da Cia dos Atores, ao lado da Pangéia cia.deteatro  e da própria Cia dos Atores, no Rio de Janeiro. A administração do espaço, a cargo da Nevaxca Produções e da cia. Os dezequilibrados, sob direção artística de Ivan Sugahara, privilegia o repertório de grupos teatrais, programando espetáculos e oficinas gratuitas das companhias residentes e de outros coletivos. A programação, com curadoria do próprio Ivan e de Diego de Angeli, da Pangeia cia.deteatro, e direção de produção de Tárik Puggina, é intensiva, com apresentações de segunda a segunda, sempre com ingressos a preços populares.

Dirigida por Ivan Sugahara e integrada pelos atores Ângela Câmara, Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard e Saulo Rodrigues, a cia. Os dezequilibrados foi fundada em 1996 e desde então realizou 16 espetáculos. Ao longo desse tempo, o grupo desenvolveu uma linguagem cênica contemporânea, arrojada e comunicativa, destacando-se como uma das companhias mais representativas da cena carioca. Com uma trajetória expressiva em termos de repercussão junto ao público, à mídia e à crítica, suas peças já receberam diversas indicações a prêmios e participaram de uma série de turnês e festivais teatrais, circulando por todo o Brasil.


A Serpente 

Carolina Ferman e Ângela Câmara
(foto: Dalton Valério)


A montagem estreou em 2012 no Rio de Janeiro, sendo apresentada também em João Pessoa. Último texto de Nelson Rodrigues, conta a história de um triângulo amoroso formado por duas irmãs e o marido de uma delas. Dois casais vivem no mesmo apartamento. A peça tem início com a partida violenta de Décio, que nunca conseguira satisfazer sexualmente a mulher, Lígia. A tristeza de Lígia é intensa e ela deseja se matar. semente do conflito que move a história começa quando a sua irmã Guida propõe emprestar-lhe o próprio marido, Paulo, por uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem.

TEXTO Nelson Rodrigues
ELENCO Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues
DIREÇÃO e TRILHA SONORA Ivan Sugahara

SERVIÇO

Temporada: de 11 de outubro a 03 de novembro
Local: Espaço CIT-Ecum (
Rua da Consolação, 1623 – Consolação)
Informações: (11) 3255-5922 /
 bilheteria@citecum.com.br
Horário: sexta e sábado, às 21h, domingo, às 18h
Ingresso: R$40,00
Bilheteria: duas horas antes do espetáculo
Duração: 60 minutos
Capacidade: 134 lugares
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos


Últimos Remorsos Antes do Esquecimento

Letícia Isnard
(foto: Dalton Valério)


A montagem estreou em 2007; o texto era inédito no Brasil, e foi a primeira montagem carioca de um texto de Jean-Luc Lagarce, atualmente o autor contemporâneo francês mais encenado no mundo.

A ação passa-se nos nossos dias, no campo, na casa onde no passado viveram Hélène, Paul e Pierre, e onde este último continua a viver. Os três formavam um triângulo amoroso. Acompanhados de Anne, mulher de Paul; Antoine, marido de Hélène; e Lise, filha de Antoine e Hélène; eles reencontram-se após um longo tempo para resolver o problema da casa que haviam comprado juntos anos antes. Esse é o ponto de partida para acertos de contas, mal entendidos, recordações nostálgicas e para encarar o presente. Como é que cada um negociou a passagem difícil das ilusões da juventude para os compromissos da idade adulta? Como se deve partilhar os bens? Como se partilha a herança de um passado morto? O que resta da utopia da juventude?

TEXTO Jean-Luc Lagarce

ELENCO Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues
TRADUÇÃO Alexandra Moreira da Silva
DIREÇÃO, CENÁRIO e TRILHA SONORA Ivan Sugahara


SERVIÇO

Temporada: de 11 de outubro as 03 de novembro
Local: Espaço CIT-Ecum (Rua da Consolação, 1623 – Consolação)
Informações: (11) 3255-5922 /
 bilheteria@citecum.com.br
Horário: sábado, às 19h, domingo, às 20h
Ingresso: R$40,00
Bilheteria: duas horas antes do espetáculo
Duração: 70 minutos
Capacidade: 134 lugares
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário