domingo, 12 de janeiro de 2014

Poeta da Semana: Lindisay Moreira

Iniciamos hoje no Jornalismo Cultural uma nova seção, dedicada aos jovens talentos poéticos do Brasil. Todo domingo, traremos até você uma amostra da produção de poetas de Norte a Sul. E quando dizemos poetas, estamos nos referindo tanto a homens quanto a mulheres, incorporando o uso contemporâneo de estender às autoras de poesias o mesmo tratamento historicamente dispensado a seus colegas homens - porque é assim que elas têm preferido, hoje em dia. Acatamos. 

Começamos com uma poeta de Macapá, Lindisay Moreira. Ela divulga sua produção numa página do Facebook intitulada Versos brancos, prosa cinza., criada em novembro de 2013. Um diferencial da página é que todos os poemas são postados com imagens. Lindisay ainda não tem livro publicado. 

A convite do Jornalismo Cultural, Lindisay escolheu três de seus poemas, que são ilustrados com fotografias em que ela aparece. As fotos são de Pâmela Barbosa e a montagem dos fotopoemas é da própria Lindisay. Apreciem! 

***

Lindisay Giany Moreira fez seu primeiro poema aos 16 anos (e por isso o intitulou "Dezesseis"), depois ficou uma década sem escrever e desde então não parou mais. Também é professora de Biologia.  Ouve Cartola entre uma coisa e outra. Não vive sem livros e acredita que vida e música são assuntos intercambiáveis. "A inspiração vem de algo que alguém fala, um som, um sabor, um olhar. Às vezes vejo poemas escritos em pessoas ou situações, como se eu apenas precisasse escrever."

 



Clique sobre as imagens para ampliá-las

6 comentários:

  1. Fábio,

    Muito bacana esta proposta!
    Importante sim valorizarmos os novos artistas literários do nosso país que, muitas vezes, não tem espaço nas grandes mídias, editoras e premiações, mas mesmo assim executam seu trabalho/arte com dedicação e profissionalismo.

    Muito bacana!
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por apoiar a iniciativa. Espero sim que o blog ajude a tornar mais visíveis esses talentos que hoje estão escondidos.

      Excluir
  2. Genniffer Moreirea13 de janeiro de 2014 09:54

    Que beleza de espaço, que beleza de poetisa, Gomes! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né Genniffer, a idéia é justamente dividir essas belezas que estão nas gavetas com o público em geral. Sinta-se convidada para mandar seu material :)

      Excluir
    2. És um encanto, Gennifer! Obrigada pelos elogios, flor! Que tal outra Moreira nesse domingo, Fabio? ;)

      Excluir
    3. Lindisay, nossa idéia é fazer uma espécie de rodízio, evitando repetir poetas do mesmo estado em semanas consecutivas. Mas o momento da Gennifer chegará, esteja certa :)

      Excluir