domingo, 19 de janeiro de 2014

Poeta da Semana: Poeta Amadio

Nesta semana, destacamos aqui no Jornalismo Cultural o trabalho de Poeta Amadio (ao lado, em foto de Ronaldo Nina), artista rondoniense radicada em São Paulo.

Amadio escreve poemas desde os 16 anos.  Já publicou em várias revistas de Rondônia e desde 2012 veicula sua produção no blog http://poetaamadio.blogspot.com.br . Seu primeiro CD de poemas, Bem que Podia, gravado no ano passado, tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2014. O disco reúne poemas seus e de amigos que a influenciaram como Eliakin Rufino e Binho, que também participou da gravação, bem como as bandas Kali e os Kalhordas (RO) e Jamrock (RR), entre outros.

Seu primeiro poema gravado foi “Sobre o acaso”, faixa de abertura do CD ...E a Primavera Chega, de Kali e os Kalhordas, de 2012. Ao lado de Kali Tourinho, líder dos ‘Kalhordas’, Amadio forma o grupo Canoras, que já se apresentou em diversos eventos em Porto Velho e Boa Vista, No começo de 2013, Amadio fez temporada em Boa Vista como convidada fixa de Eliakin Rufino nas Terças Poéticas da Casa do Neuber.

Para sua participação no "Poeta da Semana", a autora escolheu os poemas "Bem que Podia", "Dia Meu" e o inédito "Menino da Água Doce", publicado em primeira mão pelo Jornalismo Cultural. 

Amadio por Amadio:
Um dia, me permiti escrever e quando percebi já estava ali, escrito; e o que vinha como poesia passou a ser, para mim, o jeito mais interessante de me expressar.

***

Bem que podia


Bem que podia
Nesse meio dia cinza
Um convite seu aparecer.
Assim podia eu falar pra ti
Dos ventos que trazem sempre
Um segredo diferente.
Assim podia
Te  olhar  no meu lado
Te pegar no colo
E te tocar.
As melodias
Sairiam tímidas
Até entrarem em sintonia
Com os meus dedos
Que nunca querem te soltar.
Podíamos então nesse momento
Nossas vozes  juntas
Encontrar uma música
Que agradasse outros ouvidos.
Tu que sabes das angústias
Dos que querem descobrir
E se entregar  a tudo que
Arrepia; a pele, um pensamento meu.
Me traria a felicidade que é cantar
Lembrar do dia, das noites,
Meninos lobos  a me olhar.
Enquanto passeia em outras  mãos
Eu desejo teu braço
Tua garganta em  cordas
Tuas curvas, tuas costas,
Eis minha viola encantada.
Me segue sempre,
Me permita chegar,
Que afinidade nos impregne
E já completos possamos
Fazer  todos, já românticos
Cantar’olhar.

***

Dia Meu


Hoje acordei cedo para passear
pelo dia meu;
esquecer a  agonia
que querem me impor,
como se eu me importasse,
como se eu não soubesse esquecer.
Então, eu visito amigos no pensamento,
entrego flores para minhas margaridas,
converso horas com meus amigos imaginários
que desenhei precisamente
e os que  existem
e ainda  não tive oportunidade de conhecer,
pelo fato de não estarem na mesma atmosfera que eu;
mas eu  apareço, abro a  janela de suas casas,
tomo um suco olhando  o rio, pôr-do-sol, brisa leve, passarinhos...
Enquanto a risada mais escrachada possível
explode  na minha frente.
A gente escolhe a estrada,
desenha o destino que deseja
e se prepara para outros,
por que nunca se sabe até onde seu passo pode chegar.
Então, eu imagino a melodia,
minhas palavras dançando na boca
de quem me deseja cantar.
Nasceu o sorriso,
um poema brotou,
o protesto me espera.
hora de seguir mais um dia real
já imaginado,
até me alcançar. 

***


Menino da água doce

O mar não passa mais
sobre a minha cabeça
Ao perceber, respirei
e sorri para mim
                                                 Depois vi você
eu em seus escritos
você me revelando
e sentindo
como se vai sumindo
para melhor entender
o que é ser o nada
Mesmo ali, eu imaginei
Nós dois numa ilha
bem pequenina
 desse apenas nossos
passos colados
E só se afaste
quando a gente decidir
Bem pouquinho, nada mais
que a distância da volta
vindo feito menino da água doce.

2 comentários:

  1. Linda Morena......Linda menina....que nos presenteia com lindos poemas........te amamos.......

    ResponderExcluir
  2. Lindos Olhos de uma morena cor de jambo do destes velhos que te ama,cada vez mais quando ve seus versos lindo.........beijuuuuuuuuuuuuus do tamanho da AMAZÔNIA...........

    ResponderExcluir