sábado, 1 de fevereiro de 2014

Oportunidade Pará: Instituto de Artes do Pará lança edital de bolsas 2014


A partir de segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014, o Instituto de Artes do Pará abre as inscrições para a 13ª edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística.  Neste ano as grandes novidades são: a inclusão das categorias moda, design e gastronomia; e o valor do prêmio que sobe de 15 para 18 mil reais. Ao todo 30 artistas serão contemplados.


Espetáculo Akros - Casarão do Boneco (Belém),
contemplado no edital 2013
(foto: Claudio Santos)


Mais importante ação do IAP, o edital de bolsas nasceu junto com sua missão, que é de aprimorar, fortalecer e colaborar para o aperfeiçoamento do artista no Pará. Nesta nova edição o Instituto conseguiu reajustar o valor da bolsa em 3 mil reais, caracterizando uma conquista para a classe artística. 

Para o presidente do IAP, Fábio Souza, a inclusão de moda, design e gastronomia vem para preencher uma lacuna, uma vez que a bolsa é destinada a todas as formas de manifestação artística, na cultura popular, erudita e de identidade.

Com o aumento no valor das bolsas, o IAP vai investir R$ 540 mil em projetos culturais em todo o estado. Em 2013, o Instituto destinou R$ 450 mil, para projetos que circularam em Belém e mais 8 localidades do Pará: Marituba, Santarém, Marabá, Castanhal, Moju, Soure, Paragominas, e região das ilhas de Belém e Ananindeua, incluindo vilas e áreas rurais, como os quilombos de Abacatal (Ananindeua) e Nova África (Moju). Para 2014, o IAP acredita que essa amplitude será ainda maior, devido o rumo tomado pelo Circuito das Artes – ação que congrega o resultado de todos os trabalhos dos bolsistas e os coloca em visibilidade para além dos locais onde foram produzidos.

O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos; assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias, formas de pesquisa e etc. será disponibilizado nesta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014, no endereço eletrônico do Instituto de Artes do Pará: www.iap.pa.gov.br. As inscrições são gratuitas.

Serviço

Lançamento do Edital de Bolsas 2014 do Instituto de Artes do Pará
Inscrições: De 3 de fevereiro a 19 de março de 2014

Informações: 91-4006 2900 / www.iap.pa.gov.br

Texto: assessoria do IAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário