terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Teatro Rio de Janeiro: Catástrofe



A partir de 5 de fevereiro a SEDE DAS CIAS recebe o espetáculo “Catástrofe”, do Teatro Catapulta. Com direção e dramaturgia de Pedro Florim, a peça realizada em duas partes, aparentam apenas uma continuidade. Cabe ao espectador construir pontes sinuosas e incertas entre elas. Na primeira parte, assiste-se à exasperante dissolução de um espetáculo, causada por uma dúvida fundamental. Na segunda, náufragos numa ilha desolada tentam, cada um a seu modo, interpretar sua nova situação.

Catástrofe gira em torno do fracasso, ou fracassos, no plural. Ela mesma é, de certa forma, um fracasso. É uma peça em formação, onde as coisas são (e gostam de ser) apenas tentativas precárias, tremendamente inoportunas. É também uma investigação sobre o cômico: tudo desaba, mas sempre ridiculamente. Montada com pedaços de um espetáculo que não houve, reconfigurados e ressignificados, Catástrofe é o vestígio de um desastre paradoxal. O título diz respeito ao nosso próprio fracasso como artistas, um fracasso que na verdade é essencial. Isso porque pode-se dizer que toda arte nasce de um fracasso: o do artista. No fim, é sempre a obra que vence, quer ele queira, quer não.

O grupo Teatro Catapulta formou-se em 2007, quando seus integrantes ainda estudavam na UNIRIO e na CAL. Após uma montagem do “Tio Vania” de Tchekhov na UNIRIO em 2008, decidiram continuar estudando juntos. O espetáculo Catástrofe é o segundo trabalho do grupo, onde a escrita cênica se pauta por um experimentalismo essencialmente cômico.


FICHA TÉCNICA

ELENCO Bernardo Schlegel, Diana Behrens, Izadora Mosso Schettert, Lucas de Casttelo e Pedro Florim
DIREÇÃO e DRAMATURGIA Pedro Florim
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Lucas de Casttelo
DIREÇÃO MUSICAL Eduardo Sande
CENÁRIO E FIGURINO Erika Schwarz
ILUMINAÇÃO João Gioia
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Metáfora
PRODUÇÃO Diana Behrens e Izadora Mosso Schettert
REALIZAÇÃO Teatro Catapulta


SERVIÇO

Temporada: 05 a 27 de fevereiro de 2014
Local: Sede das Cias (Rua Manuel Carneiro, 12 - Escadaria Selarón – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Gênero: comédia catastrófica
Horário: quartas e quintas, às 20h
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$20(inteira) e R$10,00(meia)
Bilheteria: aberta 1h antes do espetáculo
Capacidade: 46 pessoas
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário