segunda-feira, 3 de março de 2014

Bahia recebeu a mostra Dalí: A Divina Comédia


Por Calila das Mercês,
de Salvador

A capital baiana recebeu entre os meses de dezembro e fevereiro a exposição “Dalí: A Divina Comédia”, com obras do artista espanhol famoso pelo surrealismo que foram inspiradas no livro A Divina Comédia de Dante Alighieri, um dos maiores poetas renascentistas. Foi uma grande oportunidade de poder apreciar de perto obras de um artista tão importante para a história da arte mundial.



O público baiano pôde ver xilogravuras e aquarelas originais de Dalí que dialogam com a obra literária do poeta italiano. A mostra era dividida em três grupos, simbolizando a viagem de Dante pelos “reinos do além”. É curioso saber que estas imagens foram criadas a pedido do governo italiano para a comemoração de 700 anos do nascimento de Alighieri, que acreditava que a busca do bem e da verdade era a finalidade da vida humana que só em Deus se encontravam.



            Referências do fantástico e imagens singulares e incomparáveis são sinônimas de Dalí (1904-1989), que além de pintor, também foi escultor e gravurista. Em “Dalí: A Divina Comédia”, as obras percorrem desde a viagem de Dante pelo inferno, acompanhado por Virgílio, até ao centro da terra, onde encontra Lúcifer. Quando retorna à terra, ele passa pelo purgatório e, com a ajuda da amada Beatriz, é aceito no paraíso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário