domingo, 30 de março de 2014

Teatro Curitiba: Pesadelo

A companhia teatral “Cia Sala Escura de Teatro” estreia no próximo dia 5 de abril, no Festival de Teatro de Curituba, o espetáculo "Pesadelo", inspirado na obra do psicanalista Carl Gustav Jung.




Além da atmosfera psicológica jungiana, a construção dramatúrgica e estética de "Pesadelo" também busca inspiração no legado literário do escritor Lewis Carroll, autor de 'Alice no País das Maravilhas' e no trabalho do cineasta Tim Burton, conhecido por seus filmes de temática gótica.

A peça, com texto e direção de Iuri Kruschewsky, é a terceira e última parte da “Trilogia dos Sonhos” da companhia, iniciada com “É Culpa da Vida que Sonhei ou dos Sonhos que Vivi”, seguida de “Memória Inventada no Sonho de Alguém”, que também serão apresentadas no festival. Em “Pesadelo” a narrativa se desenvolve em torno da história de uma mulher que, após uma vida imersa em solidão se percebe fisicamente mudada: restou-lhe apenas a cabeça. Decidida a não ser mais só, rapta um homem com o intuito de arrancar-lhe a cabeça e torná-lo igual a ela, pois acredita que só assim pode conquistar seu amor.

Segundo o autor, ‘Pesadelo’ propõe a união de distintas vertentes artísticas, como música ao vivo, circo e dança,investigando o medo como um lugar provocante e o sonho como local dos desejos.

Recém-ingresso na companhia, o ator Breno Augusto Guimarães (à esquerda na foto acima) ficou feliz com o convite para o espetáculo por ser um trabalho de tema denso, referenciado em profunda pesquisa e com proposta ousada. Breno interpreta na peça o personagem ‘Y’, que representa a opressão, o mau, o pai que ele nunca conheceu, a crueldade. Aos poucos ele se depara com sua sombra e seus elementos, na iminência da morte. O ator necessitou mergulhar no desafio de entrar em contato com aspectos mais profundos da mente para a construção do personagem.

“Esse é um personagem interessantíssimo, pois representa uma busca interior de lugares muito conhecidos por mim, através de vivências pessoais, reunidos sob o nome de ‘sombra’, segundo Jung, o lado negro de cada um de nós. Não precisei de laboratório, mas de mergulhos internos e exposição dessas reminiscências. É, ao mesmo tempo, um processo criativo e uma expurgação catártica dessas porções profundas do ser sombrio que tenho e que todos temos. A direção do Iuri é tão criativa que só mesmo um tema onírico poderia abarcar tal nível imagético de nuances e viagens lúdicas.” revela Breno.

No elenco estão ainda os atores Ana Beatriz Macedo, Ariella Braz, Bruno Quaresma, Maria Assunção, Marianna Pastori, Nayana Carvalho, Patrícia Elizardo e Rodrigo Turazzi; além dos músicos em cena Daniel Pimenta, Filipe Oliveira, João Medeiros e Pedro Nêgo.

Depois das apresentações em Curitiba, a peça segue para temporada no Rio.

Serviço:

“Pesadelo” da Cia Sala Escura de Teatro – Festival de Teatro de Curitiba
Direção: Iuri Kruschewsky
Elenco: Ana Beatriz Macedo, Ariella Bráz, Breno Augusto Guimarães, Bruno Quaresma, Maria Assunção, Marianna Pastori, Nayana Carvalho, Patrícia Elizardo, Rodrigo Turazzi.
Datas: 5 e 6 de abril de 2014.
Horários: 05/04 às 21h e 06/04 às 19h.
Local: Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135, Curitiba/PR.  Telefone: (041) 2105-4034
Ingressos do Festival: R$60,00 e R$30,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário