domingo, 4 de maio de 2014

Seção "Poetas do Mês" é sucesso!

No primeiro trimestre deste ano, decidimos ter duas expressões artísticas como eixos principais do blog Jornalismo Cultural: poesia e cinema (naturalmente, sem descartar a cobertura de outras áreas, como é do conhecimento de vocês). A poesia, basicamente através da veiculação de produções pouco lidas ou mesmo inéditas de jovens poetas brasileiros, e o cinema principalmente por meio de comentários sobre filmes em cartaz no país. A preferência de nossos leitores mostra o acerto de nossas escolhas - no momento, 6 dos 10 tópicos mais populares da semana são ou de poesia ou de cinema, e apenas 2 dos 10 textos mais lidos em todo o mês de abril não se enquadram nessas duas áreas.

O símbolo da nova fase do blog é a seção Poeta do Mês, que nasceu em janeiro como Poeta da Semana. Confesso que tínhamos a expectativa que, diante da noticia de um espaço voltado para a publicação de novos poemas, os jovens poetas começassem a nos procurar, mas não foi o que aconteceu, portanto diante da perspectiva de a cada semana ter que garimpar textos para a semana seguinte, optamos por tornar o destaque mensal, mantendo-se a idéia da publicação dos textos aos domingos, que assim se tornou um dos dias de maior acesso do blog. 

Abril marca também o mês de maior acesso aos poemas da Poeta do Mês. No total, 369 pessoas leram os 4 fotopoemas de Lorrana Maciel (foto à esquerda) - o mais acessado foi Você em uma Nuvem, com 127 visualizações. Antes dela, em março, Odara Rufino teve no total 310 acessos, mas há que destacar que Odara teve publicados seis textos (um para cada domingo do mês, e um extra sobre um assunto do momento, a campanha anti-estupro que respondia à pesquisa do IPEA sobre violência contra a mulher - pesquisa esta que infelizmente se soube depois estar cheia de erros). Em fevereiro, Walter Poeta teve 147 acessos a seus poemas.

Na fase "Poeta da Semana", quem teve mais acessos foi Lindisay Moreira (foto), que inaugurou a série. Poeta Amadio teve 82 visitas, e Lara Utzig, 57. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário