quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Teatro Rio de Janeiro: Où on va, papa?



A Aliança Francesa do Rio de Janeiro realiza duas apresentações gratuitas do espetáculo “Où on va, papa?” (em português “Aonde vamos, papai?”), no dia 16, na unidade da Tijuca e 17, na unidade de Botafogo.  A peça é uma adaptação do livro autobiográfico de Jean-Louis Fournier, vencedor do prêmio literário francês Femina 2008.

Com adaptação e atuação de Xavier Carrar, direção de Layla Metssitane e direção técnica de Gilles Dieutegard, o espetáculo conta a história real da vida de Jean-Louis Fournier, pai de dois filhos deficientes físicos e mentais e oferece ao público todas as emoções da vida: a ternura, o desespero, o amor e, sobretudo, o humor, essencial na obra de Jean-Louis Fournier para abordar seu drama mais pessoal.

“A leitura do livro foi para mim uma enxurrada de emoções misturadas, estava totalmente perdido, entre risos e lágrimas, sendo tragado por essa história forte e cativante de um pai e seus dois filhos deficientes físicos e mentais, Mathieu e Thomas. Com a diretora, tivemos todo o cuidado de respeitar a escrita de Jean-Louis Fournier, sempre se equilibrando entre emoções e humor”, conta o ator Xavier Carrar, responsável pela adaptação do livro para os palcos.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, apresentados em francês, sem tradução.

Sobre o elenco:

Xavier Carrar – Ator, autor e diretor, formado no Théâtre National de Chaillot. Trabalhou sob a direção de Anne Delbée, Maurice Béjart, Albert-André Lheureux, Jean-Pierre Dravel e Olivier Macé… Em 2006, fundou, com Layla Metssitane, a companhia Théâtre des Hommes, e ambos vão em busca da descoberta de obras e autores contemporâneos tais como Aimé Césaire, Taslima Nasreen, Amélie Nothomb ou Jean-Louis Fournier. O seu segundo texto La Bande recebeu o prêmio do InédiThéâtre 2012 (prêmio secundarista de peças inéditas) e publicado pela editora Lansman. Também foi traduzido para o espanhol. Erreur 404, o seu terceiro texto, sairá em 2014 pela editora Lansman. 

Gilles Dieutegard – É formado em Som e Iluminação pela Escola Nacional Superior de Artes e Técnica Teatral (ENSATT), em Lyon. Sua primeira experiência profissional com Marcel Marceau, que lhe confiou as produções dos espetáculos da Escola de Mimodrame de Paris. Em seguida, trabalhou para o Teatro Antoine, o Teatro de Porte Saint Martin em Bobino e para a Disneylândia de Paris, especialmente para a turnê europeia de promoção do filme Pocahontas. Entrou para a Comédie Française e tornou-se chefe adjunto do setor Iluminação para os espetáculos de Alain Francon, Jacques Lassale, Bob Wilson, Alfredo Arias etc e trabalhou com os iluminadores Joël Hourbeigt, André Diot, Alain Poisson, Jacques Rouveyrollis, entre outros. Em 2011, no Festival de Avignon, criou a iluminação do espetáculo “Où on va, papa?”.



  
Serviço:

Teatro na Aliança Francesa: “Où on va, papa?”
Adaptação do livro de Jean-Louis Fournier

Elenco:
Ator: Xavier Carrar
Técnico Som e iluminação: Gilles Dieutegard
Diretora: Layla Metssitane
Adaptação: Xavier Carrar

Evento em francês, sem tradução

Duração: 1h20min
Entrada franca.
Classificação: 14 anos

Quinta-feira, 16 de outubro, às 19h30 – Aliança Francesa da Tijuca
Rua Andrade Neves, 315 (Estação de metrô: Uruguai)
2570-5798 / 2570-0639

Sexta-feira, 17 de outubro, às 19h30 – Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730
2286-4248 / 2539-4118

Nenhum comentário:

Postar um comentário