terça-feira, 17 de março de 2015

Dança Porto Alegre: Teresinhas




Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Manaus, Porto Velho, Natal, João Pessoa e Recife são as cidades que assistirão Teresinhas, espetáculo de dança contemporânea assinado pelo coreógrafo Paulo Guimarães e contemplado com os editais de circulação dos Correios e do programa O Boticário na Dança para circulação no Brasil. O lançamento da turnê será no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dia 20 de março, às 21h.

Montado no ano de 2008, com inspiração no texto de Vinicius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos, a essência feminina, Teresinhas estreou neste mesmo ano no Teatro do SESC, na capital gaúcha e desde então vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA – FAC de apoio à difusão e circulação, e apresentou-se nas cidades de Rio Pardo, São Leopoldo, Rio Grande, Pelotas, Dom Pedrito, Caixas do Sul e Novo Hamburgo. Em 2009 participou do 5o Festival Palco Giratório SESC e em 2012, do Festival Dança Alegre em Alegrete. Recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música “Linha”, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo, foi vencedora do 11º Festival de Música de Porto Alegre e recebeu o prêmio de melhor letra. Parte da trilha sonora é executada em tempo real pelo músico, criando uma atmosfera de intimidade e delicadeza. A montagem tem iluminação de Fabrício Simões e cenografia de Rudinei Morales.

Em Teresinhas, vê-se a trajetória de uma mulher em diferentes etapas de sua vida. Em cena, oito bailarinas entre 30 e 70 anos interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador.

Teresinhas – lançamento da turnê nacional
Dia 20 de março, às 21h
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n. Centro Histórico. Porto Alegre

Direção e coreografia: Paulo Guimarães
Bailarinas: Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Angela Coelho, Lisiane Heemann, Julia Trevisan, Thaís Freitas e Margareth Leyser
Trilha sonora ao vivo: Tiago Rinaldi
Locução: Nelson Diniz e Terezinha Jardim Machado
Cenografia: Rudinei Morales
Figurino: Franciso Pimentel e Ana Medeiros
Iluminação: Fabricio Simões
Direção de produção: Liége Biasotto – CUCO Produções
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Fotografia: Ana Meinhardt, Cláudio Etges e Fábio Zambom
Tempo de duração: 1h
Classificação: livre

Ingressos: preço único de 20 reais (nas bilheterias do Theatro São Pedro)
50% de desconto para idosos e estudantes
50% de desconto para funcionários dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário