domingo, 31 de maio de 2015

Exposição Belém: Spam Xumucuis



Professor do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, o curador Ramiro Quaresma é o responsável pelo Salão Xumucuís de Arte Digital. A mostra foi composta por ele a partir de imagens das redes e blogs dos artistas: 

- Baixei as imagens, fiz a proposta de exposição e eles toparam. Eram obras de arte em potencial que estavam perdidas nesse grande acervo de possibilidades que é a internet.  

Sobre o nome, Quaresma explica que a palavra 'SPAM' "remete àquelas  mensagens em massa enviadas pela internet, sem público certo, atingindo a todos indiscriminadamente”. 

O SPAM Xumucuis é uma proposta de ocupação que teve sua primeira mostra no espaço da Universitec na UFPA: “A ideia de ocupar espaços não convencionais com arte contemporânea, pulando os muros dos museus e das galerias, vem tomando força por aumentar as possibilidades de discursos e com outro perfil de público. Talvez isso seja a democratização da arte, esse transbordamento”.  

Agora em sua segunda mostra, o Xumucuis inicia nova temporada no Casulo Cultural, uma casa de artista que abre suas portas para encontros, vivências e relações entre pessoas e idéias, para a criação e difusão de saberes artísticos e culturais. O evento de abertura será dia 3 de junho, em programação diversificada com a participação dos DJs Iacy Castro e Vitor e o coletivo de culinária vegetariana Verde Cuca. A exposição permanece no espaço até agosto.

O Casulo Cultural tem a proposta de dialogar com diferentes linguagens artísticas e culturais em torno das temáticas de exposições de artes visuais. A partir da temática de arte digital, ocorrerão em paralelo a exposição, oficinas de vídeo mapping, fotolambe (lambe-lambe de fotografia digital) e iniciação à música eletrônica.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário