domingo, 17 de maio de 2015

Nova seção: Editais Culturais

Em minha atividade profissional, tanto no campo do Jornalismo Cultural quanto no meu trabalho artístico como cineasta e fotógrafo, ou ainda como produtor ou assessor de imprensa de artistas, me chama a atenção de que, apesar da enorme demanda dos artistas por informações relativas a editais lançados por entidades públicas ou privadas, a imprensa no geral dedica pouco espaço a este tipo de informação. Quase sempre os editais noticiados são os abertos por grandes empresas, sejam públicas (em especial a Petrobras), sejam privadas, e mesmo quando se noticia é comum isso ser feito apenas às vésperas do encerramento das inscrições, quando não apenas no último dia, o que torna muito difícil que alguém leia a edição e consiga montar o projeto e se inscrever a tempo. Com a pouca atenção da imprensa a esta pauta, as informações a respeito acabam sendo disseminadas através de boletins do MinC e órgãos afins, ou por meio de redes sociais (porém, paradoxalmente, mais através do Facebook do que do LinkedIn, nascido para ser uma ferramenta profissional). 

É portanto para tentar suprir esta lacuna que lanço hoje esta nova seção do blog Jornalismo Cultural, dedicada a noticiar e eventualmente comentar os editais que estejam abertos. sempre com uma certa margem de tempo para que você possa acessar a íntegra do edital, ler (e eventualmente decifrar a linguagem rebuscada em que muitos são redigidos) e se inscrever. 

A seção também estará aberta para publicar questionamentos sobre questões controversas da execução dos editais, como o célebre edital do Prêmio de Música Brasileira 2013 da Funarte, que nos levou a escrever nada menos de 3 artigos da série Chutando o Balde (aqui, o link do último publicado, com link para os dois primeiros).

Caso você queira informar a abertura de editais que não constem do nosso blog ou mesmo apresentar questionamentos sobre editais abertos, entre em contato através do nosso e-mail gomesfab@gmail.com



  • Atualização 6.8.15: 
Ontem criamos dois grupos no Linkedin para divulgar e debater editais da área cultural:


  • Editais Culturais - https://www.linkedin.com/grp/home?gid=8360497&trk=my_groups-tile-flipgrp
  • Editais e Festivais de Cinema - https://www.linkedin.com/grp/home?gid=8358822&trk=my_groups-tile-flipgrp 

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário