segunda-feira, 11 de abril de 2016

Oficina Belém: Cinema Independente



No mundo de hoje, todos podemos nos considerar cineastas em potencial. Afinal, cada um de nós tem nos bolsos ou nas mãos, o tempo todo, celulares capazes de filmar, quase sempre em HD (alta definição). É inspirado nisto que o jornalista cultural Fabio Gomes lançou, em 2015, sua Oficina de Cinema Independente, que será realizada pela primeira vez em Belém na Casa Oiam, nos dias 25, 26 e 27 de abril, à noite.

O programa da Oficina inclui noções de conceito e história do Cinema Independente, roteiro, montagem e finalização de curtas-metragens, além de abordar legislação do setor e informações sobre mercado exibidor, circuito de festivais e também o registro na Ancine.

Criador do blog Som do Norte, Fabio começou a filmar como parte de seu projeto As Tias do Marabaixo, que divulga a principal cultural de tradição popular do Amapá. Ele mesmo editou os cinco curtas-metragens do projeto, lançados no primeiro semestre do ano passado:

- Eu já tinha experiência com edição de som, devido a meu trabalho com produção musical, e através de tutoriais na internet fui descobrindo programas para editar as imagens – conta o jornalista. – Quando concluí o processo, considerei importante ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo, nascendo assim a Oficina de Cinema Independente.

A primeira edição da Oficina foi realizada em Jequié, na Bahia, em setembro de 2015, e rendeu um novo curta-metragem de Fabio Gomes, intitulado Você é África, Você é Linda.

- A proposta da Oficina não é que saiam dela filmes prontos para exibir, embora isto muitas vezes aconteça – pondera Fabio Gomes. - O que se pretende é que todo aquele que participar entenda a mecânica de realização de um filme e veja como hoje, na era da cultura digital, isto está ao alcance de todos.

Serão ofertadas para esta edição da Oficina na Casa Oiam 20 vagas. A inscrição deve ser feita online pelo link https://goo.gl/IWSERV



SERVIÇO

Oficina de Cinema Independente

Ministrante: Fabio Gomes

Local: Casa Oiam (Trav. Piedade, 551, Belém – 91-2121-6509)

Datas: 25, 26 e 27/4 (segunda, terça e quarta), das 19h30 às 22h30

Vagas: 20 (a Oficina acontece com um mínimo de 8 inscritos)

Inscrição: https://goo.gl/IWSERV

Valor: R$ 200,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário