quinta-feira, 28 de julho de 2016

150 mil acessos!





Na noite dessa quarta, 27, este blog atingiu a marca de 150 mil acessos desde sua entrada no ar, em 8 de agosto de 2011 (há praticamente 5 anos, portanto). Em média, são 82 acessos por dia ao longo desse tempo todo, mas é claro que sempre há oscilações, não é? No mês de estreia, o blog atingiu 1.615 acessos e já em setembro de 2011 pulou para 2.906, recorde que só foi quebrado em janeiro de 2013 (2.943). Novos recordes vieram em abril de 2013 (3.702), janeiro de 2014 (4.717) e maio de 2015 (5.181, ainda não superado). Só entre junho e agosto de 2012 o acesso mensal ficou abaixo de mil - sendo o pior mês da série histórica (sempre quis usar esta expressão!) agosto de 2012, com apenas 844 visitas. Agora em julho de 2016, já tivemos 3.040 acessos (sendo 112/dia). 

Os números são animadores, levando-se em conta de que os blogs não são há muito tempo a mídia virtual da moda, tendo sido ultrapassados há tempo em relevância para o público pelas redes sociais (mas, como escrevi no LinkedIn mês passado, esse jogo pode estar começando a virar). 

Este blog foi criado como sucessor do site Jornalismo Cultural, que coloquei no ar em 6 de outubro de 2005 (e ainda segue no ar, aqui você acessa a página de Artigos dele). Seus objetivos eram dois: 

funcionar como um canal para publicação de artigos meus e de outras pessoas sobre a cena cultural brasileira e também como agenda cultural (função que descartei ao longo do tempo, já que as pessoas deixaram de usar blogs como guia cultural, optando por redes sociais ou Whatsapp); e

ser uma antologia dos meus principais artigos publicados nos antigos sites Brasileirinho e Jornalismo Cultural.

Olhando retrospectivamente, fico feliz ao constatar que as duas funções foram e estão sendo plenamente cumpridas. Talvez um pouco menos a segunda (mas note pela ilustração do post que Tia Ciata, um texto que escrevi para o Brasileirinho em 2007, e republicado aqui em 2012, é o terceiro mais visto desde que o blog é blog, sendo citado até na Wikipedia; seguido por Gaita no Sul = Sanfona no Nordeste, também originalmente publicado no Brasileirinho.). De todo modo, como ambos os sites seguem no ar, os textos continuam acessíveis, portanto.

Os outros três textos do nosso Top 5 são ligados à faceta opinativa do Jornalismo Cultural. O campeão do blog é um comentário que fiz destacando os furos de roteiro do filme O Espetacular Homem Aranha 2 - sendo que eu próprio cometi alguns equívocos no texto, o que me levou a fazer novo artigo sobre o filme... 

A presença na lista de outra crítica de cinema destaca a importância de haver gente colaborando com o blog, afinal nem só não tem como eu ouvi/ver tudo, mas também é fundamental haver pluralidade de opiniões. O texto de Bianca Oliveira, nossa comentarista desde 2014, analisando o filme Como Eu Era Antes de Você,  pode ser considerado um fenômeno de popularidade - tornou-se o quinto texto mais lido na história do blog em apenas 21 dias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaco também o texto sobre teatro Peça Salvador: Éramos Gays, o segundo colocado na lista, da jornalista baiana Calila das Mercês, que foi colaboradora do blog entre 2011 e 2014. A Calila, Bianca e todas as pessoas que ao longo destes 5 anos escreveram para o blog, o meu agradecimento. 

Ao longo destes 5 anos, o país de onde mais recebemos visitas é, naturalmente, o Brasil (72 mil, quase a metade dos acessos); seguem-se Estados Unidos (35 mil, ou seja praticamente 25%), Alemanha, Rússia e Ucrânia. Nos últimos 30 dias, o Brasil segue líder (quase um terço das visitas), vindo em seguida Rússia, Hong Kong (!), Alemanha e EUA. 

Os principais browsers usados pelos internautas desde sempre para nos ver são o Chrome, o Firefox e o Internet Explorer - sendo que o IE surpreende ao ser o 2º colocado nos últimos 30 dias, com um terço dos acessos (o Chrome lidera com 50%). 

Já a análise do sistema operacional preferido para nos ver mostra uma importante mudança - o Windows sempre liderou (67% nos 5 anos e 58% de um mês pra cá), porém o Android, que na série histórica ficava em 4º lugar (7%, atrás do Linux), no último mês representa 27%, à frente do Macintosh (8%). Ou seja, o acesso móvel maciço já é o presente da internet. 

Outra mudança significativa é a origem das visitas - ou seja, onde os internautas seguiram um link que os trouxe até o blog. Historicamente, é o Google, com 10%. No último mês, é o Facebook, com 20%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário