quarta-feira, 3 de maio de 2017

De Masi por Bedendo (Ovelhas Desgarradas - 16)

Domenico De Masi em foto de João Lino da Silva

Em 10 de setembro do ano passado, Marcos Bedendo publicou aqui no LinkedIn a primeira parte de uma entrevista sua com o sociólogo italiano Domenico De Masi - Entrevista com Domenico De Masi: o trabalho no Século XXI. Ao final do belo texto, o autor revela que aquela era a primeira de um total de três publicações que faria a partir da entrevista, no site da revista Exame. 
Localizei no site citado todas as partes da entrevista, que linko a seguir. Sua leitura em sequência traz importantes reflexões sobre o mundo que vivemos, e em especial sobre o papel do Brasil nele - é, pois, uma leitura altamente recomendada.
  1. Entrevista com Domenico de Masi: o trabalho no Século XXI
  2. Domenico De Masi: Vivemos num manicômio, onde o homem tem que ir até a informação
  3. Domenico De Masi: O Brasil e o consumo na era Pós-Industrial
  • Making-off do texto - Texto hiper-atípico na minha produção para o LinkedIn (foi meu 53º artigo por lá), publicado em 10 de setembro de 2016. Até hoje foi lido 15 vezes, na maioria por internautas de Macapá, Belém e São Paulo, recebendo 2 "gostei". Por um lapso de minha parte, não creditei a imagem quando da publicação original. Devido à sua pequena extensão, mantive aqui o layout original do LinkedIn, só trocando a tradicional cor 'desmaiadinha' de letra que o site usa por preto. Certamente tive a ideia desta publicação ao encontrar o link do primeiro texto nas Lembranças do Facebook. Ao acessar e me dar conta de que o texto abria uma série, fui atrás das outras partes da matéria. Textos assim, reunindo links, eram comuns no Som do Norte entre 2009 e 2011 (numa seção intitulada "Na Rede").  O link do primeiro tópico não está mais no ar no site da Exame, então o substituí pelo link da publicação original de Marcos Bedendo no LinkedIn. A bem da verdade, em setembro passado não localizei no LinkedIn as publicações de Bedendo (que foi, em última análise, o que me motivou a fazer este post no estilo "Na Rede),  por isso optei por usar os links da Exame. De todo modo, vou deixar aqui os links alternativos das postagens de Bedendo, para a hipótese de a Exame tirar do ar também as partes seguintes - segunda parte e terceira parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário